Na tarde da terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi contemplada com 16 kits de irrigação do Programa Segunda Água. A iniciativa irá contemplar famílias de baixa renda do município, que integram o Cadastro Único do Governo Federal.
Criado em 2013 pelo então Ministério do Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania, o programa conta com o apoio do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na região do Vale do Rio Pardo, os kits foram distribuídos em seis veículos do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Sapucaia do Sul. Na região, Passo do Sobrado é um dos municípios que possui o maior número de famílias contempladas.
O kit de irrigação por gotejamento é composto por caixa d’água de 1 mil litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada. Também filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigada de até 1 mil metros quadrados, além de todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.
Segundo o chefe do Executivo, Hélio Olímpio de Queiroz, os kits vieram em hora oportuna e permitirão que os produtores rurais possam contar com um completo sistema de irrigação, garantindo a segurança hídrica nas propriedades bem como a geração de renda para que as famílias possam permanecer no campo.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adão Romelino de Borba, garante que a ação é de grande valia para o município. Borba agradeceu ao secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, pela parceria e ao comando do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, pela entrega dos materiais no município. “Parabenizo toda a equipe da Emater pelo belo trabalho que vem conduzindo dentro do nosso município e pelo empenho desde 2013 neste projeto, podendo assim concluir a última etapa, com a entrega dos kits nos municípios e consequentemente para as famílias”, destacou Borba.
LEIA MAIS: Com doação e auxílio de parceiros, alunos instalam lixeiras em Passo do Sobrado
O programa
Engenheiro agrônomo da Emater, Wagner Soares salienta que o programa é composto por ações que visam permitir que famílias, em situação de vulnerabilidade social, possam garantir a geração de renda ou servir para a segurança e soberania alimentar no próprio consumo dos grupos familiares contemplados.
“No município, a ação iniciou-se em 2013, quando junto às Secretarias Municipais de Agricultura e de Assistência Social, buscamos identificar famílias em situação de vulnerabilidade social, a fim de incluí-las no programa. Em 2014, foram encaminhados os projetos e em 2016, construídos 10 açudes para piscicultura. Já em 2019, foram construídos 16 açudes para servir de irrigação em pomares, hortas e produção de flores. Os kits que chegaram hoje, completam a última etapa do programa”, explicou Soares.