Famílias de baixa renda receberão kits de irrigação, em Passo do Sobrado

-

Na tarde da terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi contemplada com 16 kits de irrigação do Programa Segunda Água. A iniciativa irá contemplar famílias de baixa renda do município, que integram o Cadastro Único do Governo Federal.

Criado em 2013 pelo então Ministério do Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania, o programa conta com o apoio do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na região do Vale do Rio Pardo, os kits foram distribuídos em seis veículos do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Sapucaia do Sul. Na região, Passo do Sobrado é um dos municípios que possui o maior número de famílias contempladas.

O kit de irrigação por gotejamento é composto por caixa d’água de 1 mil litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada. Também filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigada de até 1 mil metros quadrados, além de todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

Segundo o chefe do Executivo, Hélio Olímpio de Queiroz, os kits vieram em hora oportuna e permitirão que os produtores rurais possam contar com um completo sistema de irrigação, garantindo a segurança hídrica nas propriedades bem como a geração de renda para que as famílias possam permanecer no campo.

Kits de irrigação
Kits foram entregues, em Passo do Sobrado, pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizado de Sapucaia do Sul (Foto: Aliar Jung/Divulgação)

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adão Romelino de Borba, garante que a ação é de grande valia para o município. Borba agradeceu ao secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, pela parceria e ao comando do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, pela entrega dos materiais no município. “Parabenizo toda a equipe da Emater pelo belo trabalho que vem conduzindo dentro do nosso município e pelo empenho desde 2013 neste projeto, podendo assim concluir a última etapa, com a entrega dos kits nos municípios e consequentemente para as famílias”, destacou Borba.

LEIA MAIS: Com doação e auxílio de parceiros, alunos instalam lixeiras em Passo do Sobrado

O programa

Engenheiro agrônomo da Emater, Wagner Soares salienta que o programa é composto por ações que visam permitir que famílias, em situação de vulnerabilidade social, possam garantir a geração de renda ou servir para a segurança e soberania alimentar no próprio consumo dos grupos familiares contemplados.

“No município, a ação iniciou-se em 2013, quando junto às Secretarias Municipais de Agricultura e de Assistência Social, buscamos identificar famílias em situação de vulnerabilidade social, a fim de incluí-las no programa. Em 2014, foram encaminhados os projetos e em 2016, construídos 10 açudes para piscicultura. Já em 2019, foram construídos 16 açudes para servir de irrigação em pomares, hortas e produção de flores. Os kits que chegaram hoje, completam a última etapa do programa”, explicou Soares.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido