Com estádio localizado no bairro Diettrich, na divisa com o Santa Tecla, a Associação Recreativa e Esportiva Santa Tecla retomou as atividades há seis anos. Desde então, jogos de campeonatos amadores de futebol e as categorias de base movimentam o campo do Santa Tecla.
Desde 2022, o clube conta com formação de base para meninos e meninas de 9 a 17 anos, em quatro categorias – sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. A escolinha é coordenada por Angelo Lord, que também é o comandante das categorias sub-15 e sub-17. Conforme ele, atualmente são quase 100 atletas e ainda há inscrições abertas para novos integrantes. “Hoje, a Associação Esportiva e Recreativa Santa Tecla é a única equipe que representa o município em todo o estado, no futebol de campo das categorias de base”, comemora.
A equipe técnica ainda tem Lúcio Worm como treinador do sub-11, Éder Lazzari no sub-13 e Tiago Schmidt como preparador de goleiros. Os treinos ocorrem no campo do Santa Tecla e, quando chove, na Arena Society. O sub-11 treina às quartas-feiras, o sub-13 nas terças e sextas, enquanto que o sub-15 é segundas, quartas e sextas; e o sub-17 nas segundas e quartas. “Recentemente, fomos a Bento Gonçalves e vencemos os dois jogos pelo Estadual Dalponte, contra o Bento Ju, por 4 a 0 no sub-13 e 2 a 0 no sub-15”, destaca Lord.
A equipe, que conta com apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea), disputa torneios como o Estadual Dalponte, a Copa dos Vales e Copa Lajeado. Entre as principais conquistas estão o vice-campeonato da Copa Gaúcha em Pinto Bandeira, o terceiro lugar na Copa dos Vales sub-13 e o terceiro lugar da Onlyfut sub-15.
Obras no estádio do Santa Tecla e destaque em competições
Com a retomada das atividades entre 2018 e 2019, o Santa Tecla participa dos torneios organizados pela Aliga, sendo a Copa Serrana no primeiro semestre e o Campeonato A Liga no segundo. Em 2022, a equipe foi campeã na categoria Aspirantes e Titulares do Campeonato A Liga e, na temporada passada, foi derrotada na final da Serrana para o São Luiz, de Vila Santa Emília. Neste ano, na Copa Serrana, o clube foi eliminado na fase semifinal, novamente para o São Luiz. “Fazemos com orgulho esse trabalho”, destaca o presidente Daniel Pauli.
A diretoria conta com 12 membros e, ao todo, são 20 colaboradores. Desde o retorno, foram diversas obras no estádio Nelson Ullmann, localizado na rua João Alves (Entrada do Campo), entre reformas nos vestiários, no campo, novas cabines de imprensas e arquibancadas. “Aumentamos o pavilhão social, a sala de reuniões e sala de troféus, o muro ao redor. O projeto que está em andamento agora para finalização é o campo de futebol 7 iluminado”, completa Pauli.
Em breve, haverá outro avanço na infraestrutura. Isso porque a rua João Alves integra o lote 3 do programa ‘Pavimenta Venâncio’ e recebe pavimentação entre a rua Fernando Manoel Schwingel até o campo da Santa Tecla, um total de 191 metros. “Agora o asfalto vai chegar até a porta do clube”, comemora o presidente.