Após a Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho encaminhar denúncia de maus tratos animais, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires, referente ao 23° Rodeio Crioulo, realizado no último final de semana, em Cerro dos Bois, o CTG Lenço Branco se manifestou sobre o caso na noite de ontem, 6, por meio das redes sociais, através de nota oficial assinada pelo patrão da entidade, Jonas Ricardo Heinen.
Na nota, a entidade esclareceu que não compactua com as atitudes tomadas no manejo do gado durante o evento e que as devidas medidas já estavam sendo tomadas junto aos órgãos públicos.
“A entidade também vem a público esclarecer que o aluguel do gado, bem como os serviços de mangueira (manejo do gado) são terceirizados. Portanto, o CTG Lenço Branco não se responsabiliza pelos vídeos que circulam nas redes sociais, uma vez que a comissão organizadora, juntamente com o veterinário responsável, avisou o proprietário do gado para que parasse de usar choques durante o manejo do gado assim que ficaram sabendo do uso”, afirma a publicação do CTG.
Ainda, de acordo com a nota, a entidade afirma que “sempre se comprometeu em realizar eventos que promovam a cultura, respeitando as legislações e atendendo ao bem-estar dos animais”.
Na tarde desta quinta-feira, 7, a ONG Amigo Bicho compartilhou nas suas redes sociais a nota emitida pelo CTG, agradecendo o esclarecimento sobre os fatos ocorridos. A ONG ainda menciona que “O CTG, assim como nós da ONG Amigo Bicho, zela pelo bem-estar animal e estaremos sempre ao lado daqueles que não têm voz!”.