Na sexta-feira, 28, último dia da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, ocorreu a premiação do Prêmio Afubra/Nimeq, que incentiva a inovação e a criatividade no setor de máquinas agrícolas voltadas para a agricultura familiar. A premiação é uma iniciativa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O município de Venâncio Aires esteve representado pela empresa Multmec Manutenção Industrial Ltda., que conquistou o primeiro lugar na categoria Empresa com o gerador de calor para defumação em charcutaria.
O engenheiro responsável pela gestão da área de Queimadores à Pellet Bioqueima da Multmec, Itor da Rosa Júnior, ressalta que a empresa busca acompanhar as novas tecnologias, tanto no Brasil quanto no exterior, como forma de impulsionar a inovação tecnológica. “Prêmios como esse elevam o nome da empresa a um nível expressivo de reconhecimento”, afirma.
Segundo Rosa, a conquista foi muito comemorada. “O tema de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar é muito forte. Doutores em engenharia agrícola avaliaram os projetos e na categoria Empresa selecionaram 13 equipamentos que se destacaram em inovação tecnológica para a agricultura familiar”, ressalta.
Bicampeões
O equipamento desenvolvido pela empresa venâncio-airense é voltado para a área de charcutaria, sendo utilizado na defumação de embutidos, como salame e linguiça. “O sistema de tubulação é automatizado, com controle via Wi-Fi”. Em 2023, a empresa já havia conquistado o primeiro lugar com um equipamento voltado para o setor de tabaco e agora somos bicampeões no prêmio”, comemora.
Conforme o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra, Romeu Schneider, é uma grande satisfação poder premiar inventores e pesquisadores cujas ideias inovadoras trazem novidades ao mercado. “Que possamos ter equipamentos e máquinas cada vez mais funcionais, fáceis de operar, produtivos e ágeis, proporcionando mais conforto aos usuários. O ser humano foi feito para pensar e criar; a máquina deve executar as tarefas que exigem esforço”, ressalta.
O professor da Ufpel Antônio Lilles Tavares Machado explicou que o objetivo do prêmio é incentivar a criatividade e o desenvolvimento de soluções para os agricultores. “Nada melhor do que o próprio agricultor, que vivencia o dia a dia no campo, para identificar e apresentar suas necessidades”, frisou. Machado também destacou a comemoração da décima edição do prêmio. “Isso demonstra que a premiação está consolidada e tem alcançado o efeito desejado: estimular a inovação, despertar a curiosidade dos inventores e incentivar as empresas a atenderem as demandas do pequeno agricultor”, pontua.
*Com informações AI Expoagro Afubra 2025
Vencedores:
Categoria Empresa:
- 1º Lugar: Gerador de Calor para Defumação em Charcutaria- Multmec Manutenção Industrial Ltda
- 2º Lugar: Auxiliadora da Colheita de Tabaco (Matirde)- Irmãos Francisco Máquinas Agrícolas Ltda
- 3º Lugar: Jacto SB-18P – Pulverizador Costal a Bateria de Alta Pressão- Máquinas Agrícolas Jacto SA
Categoria Inventor - 1º Lugar: Recolhedor de Fio de Cerca Elétrica- Produtor Robson Diego Machad
- 2º Lugar: Preguiçoso (auxiliadora de plantio)- Produtor Joaquim Kurz Filho
- 3º Lugar: Termossifão Rural- Produtor Edinei Seleboge
- 4º Lugar: Triciclo Agrícola- Produtor Jader Reichow Wilke