Arroio Castelhano volta à caixa e situação está normalizada
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateNo fim da tarde de ontem, águas do Castelhano começaram a alagar ruas da parte baixa da cidade
No fim da tarde de ontem, águas do Castelhano começaram a alagar ruas da parte baixa da cidade

A trégua da chuva desde o meio dia de segunda-feira, 24, fez com que não aumentasse o volume de água do Arroio Castelhano. Segundo informado pelo coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires Dário Martins, o arroio já baixou à caixa e não há mais problemas de alagamentos na parte baixa da cidade.

Mesmo com a trégua da chuva, a Defesa Civil continua alerta e monitorando o Arroio Castelhano, pois choveu um volume acentuado nas suas cabeceiras.

Quanto ao rio Taquari, Martins informa que a situação está tranquila, pois hoje pela manhã, o mesmo estava em 5,90 metros em Vila Mariante e que a partir da meia noite, começou a baixar no porto de Estrela, onde estava em 13 metros. Para inundar a Vila Mariante, o nível no porto de Estrela precisa atingir mais de 20 metros e 23 metros em Mariante. “Por enquanto, a situação, tanto do Arroio Castelhano, quanto do rio Taquari, estão dentro da normalidade”, afirma.

Emei Closs

Apesar de a água ter tomado ruas do bairro União, na noite de ontem, as atividades da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs estão mantidas, conforme a Secretaria Municipal de Educação. 

“Estivemos lá no fim da tarde de ontem, retiramos os alimentos perecíveis e levantamos algumas coisas, mas não houve alagamento na escola. Estamos monitorando a situação e, se houver risco, os pais serão avisados, mas acreditamos que a situação ficará normalizada”, destaca a coordenadora de Educação Infantil, da rede municipal, Silvana Gerhardt.