Mato Leitão terá, em breve, uma entidade de produtores com objetivo de organizar a produção de alimentos e ao mesmo tempo buscar novos mercados especialmente para hortifrutigranjeiros. O trabalho conta com envolvimento de técnicos da Emater/Ascar e apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Em reunião na sede da Câmara de Vereadores, no dia 16, representantes de 16 famílias acertaram o estatuto da entidade. A administradora Cinara Kanitz e socióloga Larissa Molinos, que atuam na Unidade de Cooperativismo da Emater, esclareceram dúvidas dos agricultores sobre o funcionamento e objetivos do trabalho. A ideia é concluir ainda neste ano a documentação para iniciar atividades em janeiro do próximo ano.
O extensionista rural Rudinei Pinheiro Machado cita que a ideia é desenvolver um trabalho nos mesmos moldes do Grupo de Leite, que reúne produtores mensalmente para trocar de experiências oferecendo ainda palestras técnicas.
Além de ajudar na produção de alimentos a entidade atuaria na busca de novos mercados. Atualmente, agricultores comercializam produtos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Lajeado e para merenda escolar dos educandários do Município.
LEIA MAIS: Agricultores de Mato Leitão discutem a criação de entidade para organizar produção