Faltam poucos dias para iniciar o 3° Festival de Balonismo de Venâncio Aires. No entanto, aqueles que se envolvem com o evento já estão mobilizados há alguns meses. Um exemplo disso são os artesãos do município que já preparam as peças que estarão disponíveis para compra na Feira de Artesanato, uma das atrações da programação do evento.
Em diferentes tamanhos, cores e formatos, os visitantes poderão comprar enfeites para cuia, itens de decoração para casa, cuias, pingometro e demais peças personalizadas com desenhos ou em formato de balão. Integrantes do Programa Municipal de Artesanato, a reportagem conheceu, nesta semana, três artesãos que já estão há alguns meses preparando peças para o Balonismo.
Um deles é José Roberto Bessler, 62 anos, que trabalha com diferentes peças manuais. No festival, além de colheres de pau, relógios e pingometros, ele levará sua experiência de artesanato adquirida ao longo da vida. Bessler conta que costuma utilizar peças e materiais reutilizáveis, como ferraduras, por exemplo, para deixar um relógio mais bonito.

CUIAS
As cuias personalizadas com desenhos de balões e que podem ser levadas como lembrança do festival estão sendo feitas por Edmilson Cananéa, 56 anos. Há 25 anostrabalhando com a técnica, ele conta que compra o porongo (que dá origem a cuia) pronta e só faz a ornamentação. Questionado sobre o tempo necessário para a produção de cuias personalizadas, afirma que tudo varia de acordo com o que está sendo ‘desenhado’ na peça. “Ano passado consegui vender todas as minhas peças no Festival”, recorda.
Quem participa pela primeira vez da Feira é Cinara Siqueira Klein, 30 anos. Trabalhando com a técnica de biscuit há dois anos, ela acredita que participar do evento garante mais credibilidade e visibilidade. “É uma forma das pessoas da cidade e visitantes conhecerem o meu trabalho”, enfatiza. Como são peças que exigem delicadeza, a produção já iniciou na metade deste ano. Além de enfeites de cuia, poderão ser encontrados imãs para geladeira, vidros decorados e outras peças. A artesã destaca que a decoração de balão é fácil de comercializar e muitas pessoas buscam esse desenho para chás de bebês, por exemplo. “Algumas peças eu já fiz e nem postei nas redes sociais porque as pessoas já iam querer antes”, conta.


LEIA MAIS:
Cinco motivos para não perder o Festival de Balonismo 2019
Michel Teló é atração nacional do Festival de Balonismo de Venâncio
Espaços para expor no Festival de Balonismo estão 70% comercializados
Gigante: balão do palhaço é uma das atrações do Festival