Comandantes de todas as companhias que compõem o 23º Batalhão de Polícia Militar apresentaram, segunda-feira à tarde, os índices criminais dos municípios sob sua responsabilidade. Em Venâncio Aires, sede da 3ª Companhia, chama atenção a queda acentuada nos casos de roubos a pedestres e a elevação dos abigeatos.

Segundo a capitão Scheila Letícia Ziemann Gaira, ela se ateve, principalmente, a estes dois crimes, na explanação feita ontem à tarde. A comandante da 3ª Cia informou que no mês de julho foram registrados quatro roubos a pedestres em Venâncio Aires e cinco abigeatos.
Sobre os roubos, a oficial mencionou que os integrantes do serviço de inteligência identificaram dois suspeitos e um deles, inclusive, chegou a ser preso preventivamente, após ser reconhecido pelas vítimas. “O outro estamos à sua procura e vamos tentar achá-lo em uma situação de flagrância”, observou a capitão.
Em relação ao mês de junho, o roubo a pedestres teve uma redução de 66%. Conforme informado, foram 12 casos em junho contra os quatro do mês passado.
ABIGEATOSO furto de animais preocupa a comandante da 3ª Cia. Oficialmente, em julho foram registrados cinco casos na sede, contra apenas um do mês anterior. No entanto, é sabido que muitas vítimas não denunciam os casos, ficando fora das estatísticas.
Para combater os abigeatários, a oficial vai implementar o trabalho da Patrulha Comunitária do Interior (PCI). Ela busca esta aproximação entre os brigadianos e os moradores, o que facilita, em muito, o trabalho da Brigada Militar.
A oficial quer que as pessoas tenham uma relação mais próxima com os brigadianos, informando situações anormais e pessoas suspeitas que circulam pela localidade onde moram. Inclusive, a capitão Scheila pede que as pessoas denunciem, anonimamente, casos que possam ajudar a evitar ou esclarecer qualquer tipo de crime. Para isso, além do número 190, ela disponibiliza o 3741-1717.
73 PRISõESDados da 3ª Cia mostram que em julho foram realizadas 73 prisões em Venâncio Aires. Destas, nove resultaram na lavratura do flagrante e os envolvidos foram encaminhados à cadeia.Este mês, até ontem, não se tinha notícia de roubo a pedestre, assim como roubo de veículo. Conforme informado, foi registrado apenas um assalto, em Vila Palanque. No mês passado a BM atendeu apenas um assalto, no penúltimo dia do mês.