A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) formalizou novo recurso ao Governo do Estado buscando reverter a classificação preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado, que colocou a região na bandeira vermelha. O resultado será divulgado pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira, 20.
A diminuição do contágio, a redução do número de internações e óbitos nos últimos 14 dias e a existência de um número considerável de leitos livres de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são alguns dos argumentos que fundamentam o recurso, referente aos 13 municípios que pertencem à região 28, o que inclui Venâncio Aires.
De acordo com o prefeito da Capital do Chimarrão, Giovane Wickert, um dos principais itens considerados no recurso é o óbito do venâncio-airense que contraiu o vírus em Porto Alegre. O caso, mesmo sendo contraído e tratado fora do município, entra na estatística de Venâncio Aires, o que interfere nos indicadores de óbitos da região. “Um dos pacientes que veio a óbito é oriundo do município de Venâncio Aires, embora seja da região, não pode ser contabilizado como índice de velocidade de avanço”, diz o documento.
Um outro fator determinante que será destacado é o “fato que pacientes de fora da macrorregião estão sendo computados para o nosso índice, sendo que, a nossa melhora por evidente, seria ainda mais importante, se na contagem exclui-se os pacientes de outras microrregiões”, destaca o recurso.
A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, nesta segunda-feira, 20, o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça, 21. Todas as reconsiderações encaminhadas são de municípios em área de bandeira vermelha.
Com informações do Governo do Estado.
Venâncio registra oitava vítima de Covid-19