Prefeito diz que não fará mais audiências sobre o Calçadão

-

O imbróglio sobre as obras de revitalização do Largo do Chimarrão, em Venâncio Aires, ainda não tem prazo para terminar. Após recomendação do Ministério Público (MP) para suspender o início do projeto por mais 45 dias, o prefeito Giovane Wickert decidiu, por hora, ‘tirar o time de campo’.

Na prática, ele decidiu que não fará mais audiências públicas sobre o assunto e de que dará um tempo para “quem pensa diferente” fazer encaminhamentos para continuar discutindo o assunto.

“Fazemos audiências desde 2013 e sempre terá quem pensa diferente. Só vai gerar mais dúvida. Audiência não faço mais, porque essa obra não tem nada de errado. Quem acionou o MP, que proponha audiência. Tenho 120 projetos para ver e não vou parar para discutir o que já foi discutido”, afirmou o prefeito.

A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira, 24, durante encontro com a imprensa e interessados, na Prefeitura. Giovane Wickert disse que vai sugerir ao grupo contrário – composto na maioria por arquitetos – ao projeto apresentado pelo Executivo, que faça uma comissão para eleger a melhor proposta. “Se esse projeto que propuseram fazer em um concurso tiver aceitação de uma audiência, organizada por eles, e que sejam mantidos os valores, tocamos a obra.”

LEIA MAIS: MP recomenda suspensão por mais 45 dias das reformas no Calçadão

Ou seja, se o novo projeto não ultrapassar os cerca de R$ 230 mil previstos em gastos, haverá revitalização o mais breve possível. O custo, conforme Wickert, será dividido entre Prefeitura (cerca de R$ 70 mil) e a maior parte por empresários que mantêm comércio ao longo do trecho da rua Osvaldo Aranha.

CRÍTICA

A maioria dos integrantes do grupo contrário ao projeto original da Prefeitura é formada por arquitetos e urbanistas. Mas também conta com professores, estudantes e empresários, que afirmam que uma mudança é necessária, mas que não concordam com a forma como foi apresentada.

No encontro na Prefeitura, era esperada presença de componentes desse grupo, mas ninguém participou. A ausência foi criticada pelos empresários que são a favor da proposta do Executivo. “Por que não vieram? É a uma falta de educação. Ninguém está aqui hoje, mas capacidade de ir no MP eles têm”, disparou o empresário Airton Bade.

Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Böhm Heinemann, que foi quem contatou os interessados, a maioria alegou compromissos e por estarem foram da cidade. Após a reunião, a reportagem contatou uma representante do grupo de arquitetos e urbanistas contrários ao projeto original, que informou que ninguém irá se pronunciar no momento.

LEIA MAIS: 

Revitalização dará nova ‘cara’ ao calçadão de Venâncio

Grupo se opõe a projeto de revitalização do calçadão

MP orienta suspensão de cortes das tipuanas do Largo do Chimarrão

Reformas do calçadão são tema de novo encontro na Promotoria

Grupo solicita audiência pública para debater reforma do Calçadão



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido