Além de atriz, Emma Watson tem ganhado ainda mais destaque por seu engajamento em causas sociais e feministas. Ela já deu uma pausa na carreira para se dedicar ao empoderamento, já criou um clube de livros de escritoras mulheres e já entrevistou importantes nomes do cenário feminista da atualidade, como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafza.
Embaixadora da Boa Vontade Global das Nações Unidas e uma das criadoras do movimento HeForShe, que apela aos homens para defenderem a igualdade de gênero, Emma Watson tenta provar, todos os dias, que o feminismo não é passageiro e nem hedonista. é uma causa para ser defendida por todos.
Em suas inúmeras entrevistas e aparições públicas, a atriz sempre busca enfatizar a importância de apoiar o feminismo e de lutar pela causa. Confira essa seleção das 10 melhores citações de Emma sobre o feminismo e o empoderamento feminino:

1. Em um discurso para a Organização das Nações Unidas, em 2014:
“Eu sou britânica e acho que é certo que, como mulher, eu receba o mesmo salário que os meus colegas do sexo masculino. Eu acho que é certo que eu seja capaz de tomar decisões sobre o meu próprio corpo. Penso que é correto que as mulheres se envolvam em meu nome nas políticas e na tomada de decisões do meu país. Eu acho que é correto que socialmente eu tenha o mesmo respeito que os homens. Mas, infelizmente, eu posso dizer que não há um país no mundo onde todas as mulheres possam esperar receber esses direitos. Ainda, nenhum país no mundo pode dizer que alcançou a igualdade de gênero.”
2. Em entrevista para a Esquire U.K., em março de 2016:
“O feminismo não é sobre nós convencermos você de que vale à pena se envolver na igualdade de gênero somente porque pode haver algo nisso para você, ou para sua irmã ou sua mãe. A questão é: o que isso traz para os humanos? Crianças mais felizes, mais saudáveis e mais bem-sucedidas? Ser capaz de ter uma licença paternidade adequada e cuidar de seu bebê? Ser capaz de falar com alguém se você está se sentindo mal? Na verdade, chegar a ser você mesmo? Ser convidado para sair por uma mulher? Um sexo melhor? Um casamento que é uma verdadeira parceria? Perspectivas mais diversificadas e interessantes em arte, cultura, negócios e política? Ser capaz de criar toda a inovação e genialidade do mundo, não apenas metade dela? Um número altamente alto de pessoas seguras, confiantes e realizadas no planeta, particularmente mulheres? Paz mundial? Sério. Paz mundial!”
3. Ainda para a Esquire U.K.:
“Chame-me de ‘diva’, me chame de ‘feminina’, me chame de ‘difícil’, me chame de ‘feminista do Primeiro Mundo’, me chame do que quiser. Isso não vai me impedir de tentar fazer a coisa certa e de ter a certeza de que a coisa certa acontece. Porque isso não afeta apenas a mim, afeta a todas as outras mulheres que estão nisso comigo, e afeta todos os outros homens que estão nisso comigo, também.”
4. Em entrevista à Elle U.K., em dezembro de 2014:
“Aqui está o que eu penso: o feminismo não está aqui para ditá-lo, não é prescritivo, não é dogmático. Tudo o que estamos fazendo aqui é dando-lhe uma escolha.”
5. Ainda para a Elle U.K.:
“Queremos capacitar as mulheres para que elas façam exatamente o que querem, sejam verdadeiras consigo mesmas, tenham oportunidades de se desenvolverem. As mulheres devem se sentir livres. Não há nenhuma feminista típica, não há nada em qualquer lugar que diz que você tem que cumprir um determinado conjunto de critérios para ser feminista.”
6. Em setembro de 2016, no curta ‘Hurdles’ (Obstáculos), que fala sobre as dificuldades enfrentada pelas atletas femininas:
“As mulheres sempre enfrentaram obstáculos. Mas, isso nunca nos parou. Nós nos sacrificamos, lutamos, fizemos campanha, conseguimos, fomos derrubadas e conseguimos novamente. Em uma corrida pela justiça, nós pulamos sobre inúmeros obstáculos para conquistar nossos direitos.”
7. Em entrevista à Elle, em fevereiro de 2017, quando falou sobre as críticas que recebe por seu posicionamento:
“O feminismo pode ser bem-humorado, e todos nós temos uma maneira diferente de abordar isso. Muitas vezes, me pergunto o mal que posso fazer para espalhar a palavra de uma forma lúdica. Você não pode levar tudo na vida a sério, pode?”

8. Em recente entrevista ao Entertainment Weekly, sobre sua personagem Bela, em ‘A Bela e a Fera’:
“Se eu perguntasse a um garoto o que é um super-herói, ele olharia para cima. E, na verdade, muito dificilmente ele diria que é uma mulher e jamais usaria um exemplo feminino, porque, assim, seria uma vergonha. Precisamos viver numa cultura que valorize e respeite e olhe e idolatra as mulheres tanto quanto os homens.”
9. Ainda ao EW:
“Isto não é apenas ‘as meninas são melhores que os meninos, os meninos são melhores do que as meninas’. Isto é ‘todos merecem as mesmas chances e oportunidades’.”
10. Há dois anos, em uma chat o Facebook, no Dia Internacional da Mulher:
“Se você defende a igualdade, então você é feminista. Desculpe dizer.”