Apesar de ter conquistado bilhões de fãs com seu jeito autêntico e irreverente, o sueco mais bem pago do Youtube, não faz mais parte da Maker Studios, empresa comprada pela Disney desde 2014. Felix Kjellberg, de 27 anos, conhecido como PewDiePie, era produtor de vídeos de youtubers famosos que geravam receita milionária pela publicidade veiculada em seus canais.
O fim do contrato de trabalho ocorreu depois que seus vídeos tiveram uma grande repercussão, pois continham referências nazistas e discriminatórias em relação a judeus.
Desde 2012, ele atuava na empresa e tinha poder editorial sobre os conteúdos que produzia. Conhecido por seu estilo irreverente e provocador, desta vez, ele foi longe demais ao manifestar seu pensamento crítico.
>> Como tudo começou
O tema veio à tona depois que o jornal americano The Wall Street Journal fez um levantamento ao mostrar que nove vídeos publicados por PewDiePie, desde agosto passado, tinham referências nazistas ou antissemitas.
Em um deles, dois indianos contratados por PewDiePie, por meio do site de trabalhos freelancers Fiverr, seguram um cartaz em que se lê “Morte a todos os judeus”.
>> Conheça PewDiePie
O comediante, Felix Arvid Ulf Kjellberg, mais conhecido sob o apelido online PewDiePie, além de realizar comédia na internet, produz vídeos suecos mais conhecidos por seus comentários de Let’s Play em seus vlogs no YouTube.
Confira um dos vlogs mais acessados
Graduado na Universidade Técnica Chalmers, Felix sempre soube o que queria para o futuro. Mesmo sem o apoio dos pais, em 2011, quando ainda era estudante universitário, deixou os estudos para se dedicar a produzir os seus vídeos.
Para financiar o seu trabalho, o jovem começou a trabalhar num carrinho de cachorro quente, e logo conquistou um número significativo de seguidores online. Em 2012, seu canal ultrapassou 1 milhão de inscritos.
Desde agosto de 2013, PewDiePie se tornou o canal com mais inscritos no Youtube. sendo brevemente ultrapassado em novembro e dezembro de 2013, pelo canal Spotlight.
Mas foi em julho de 2014, que garantiu o sucesso, depois que o canal ultrapassou Rihanna VEVO, para se tornar o canal com mais visualizações de todos os tempos, atingindo mais de 14 bilhões de visualizações de vídeos.
Em dezembro de 2016 o canal alcançou mais de 51 milhões de inscritos.
Felix se refere à sua base de fãs como “Bro Army” (Exército de Manos), e a seus fãs individuais como “Bros” (Manos). Através da Bro Army, PewDiePie tem arrecadado dinheiro para caridade.
Apesar de gostar da ideia da fama, o sueco alega que a sua felicidade não aumentou desde que começou a ganhar mais.
O símbolo de seu canal é o “Brofist” (Punho dos Manos), o punho fechado em forma de soco para tocar os de seus fãs, em cumprimento.
Confira!
>> O canal na internet
O canal de Kjellberg foca em seus comentários e reações a games variados enquanto os joga. Ele é conhecido pelos gameplays de terror e ação, sendo o Amnesia: The Dark Descent o mais notável. O canal também apoia desenvolvedores independentes de jogos, proporcionando a divulgação grátis do produto durante o gameplay e um incentivo significativo às vendas.

