A partir de agora, algumas mulheres que já atuaram na agência espacial da Nasa viraram bonequinhas da Lego. Inspirado no real, a professora Maia Weinstock sugeriu para a equipe Lego Review Board que, a partir destas profissionais de sucesso, fosse possível elaborar cinco peças de mulheres astronautas, cientistas e engenheiras da NASA.
A proposta foi bem sugestiva e tem a intenção de divulgar a carreira das mulheres que se dedicam à ciência e engenharia, dentro da empresa.
Conheça os perfis das personagens que inpiraram a nova coleção dos brinquedos.
Katherine Johnson
A física, cientista espacial e matemática estadunidense deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA. Seu trabalho de liderança técnica na NASA, conhecido pela precisão na navegação astronômica informatizada, se estendeu por décadas, onde ela calculava as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para muitos voos de Projeto Mercury, incluindo as primeiras missões da NASA de John Glenn, Alan Shepard, o voo da Apollo 11, em 1969, à Lua, e trabalho contínuo por meio do programa dos ônibus espaciais e sobre os planos iniciais para a missão à Marte.
Mae Jeminson
Mae Carol Jemison é uma médica e ex-astronauta norte-americana. Participou da missão STS-47 como especialista de missão, à bordo do ônibus espacial Endeavour. Em 1992, se tornou a primeira astronauta de origem africana a ir ao espaço.
Nancy Grace Roman
Nancy Grace Roman é uma astrônoma estadunidense, a primeira executiva mulher da NASA. é conhecida como a ‘mãe do telescópio Hubble’, por seu papel no desenvolvimento do projeto do telescópio. Durante sua carreira, Nancy foi uma ativa palestrante e educadora, lutando por mais mulheres na ciência.
Margaret Hamilton
Margaret Heafield Hamilton é uma cientista da computação, engenheira de software e empresária estadunidense. Foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT, que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. Em novembro de 2016, a cientista foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos EUA na época, Barack Obama, honraria recebida por seu trabalho sobre o desenvolvimento do software de voo à bordo das missões Apollo da NASA.
Sally Ride
Sally Kristen Ride foi uma astronauta dos Estados Unidos e a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, após as soviéticas Valentina Tereshkova (1963) e Svetlana Savitskaya (1982).
O reconhecimento do trabalho foi merecido, agora é só esperar o resultado. A previsão é que as peças sejam lançadas entre o final deste ano e o começo de 2018.





