Arroio Castelhano terá mata ciliar reflorestada

-

Um projeto inédito está em formatação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires. Ainda neste semestre será dado início à ação de reflorestamento de trecho do arroio Castelhano. Será abrangida uma área de quase um quilômetro linear, em ambas as margens do principal manancial da Capital Nacional do Chimarrão.

O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, informa que esse reflorestamento da mata ciliar irá abranger cerca de cinco propriedades. Nesse trecho, serão plantadas em torno de 1,5 mil mudas de árvores nativas a 15 metros das margens. “A empresa responsável pelo projeto apresentará em detalhes os trechos que necessitam de intervenção até o dia 15 de agosto”, informa Schwertner.

Nesta semana, técnicos percorrem, de barco, o arroio Castelhano, para mapeamento das áreas. O plano é viabilizado pela iniciativa privada, mas passa pelo aval da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Para o levantamento de dados são utilizados drones e outros recursos topográficos.

LEIA MAIS: Sisp trabalha para deixar praça ‘em ordem’

A empresa, além do levamento, também ficará responsável pela aquisição e plantio das mudas. O monitoramento dessa ação perdurará por quatro anos. Para financiar o projeto, é utilizado recurso repatriado para Venâncio a partir de multas e taxas recolhidas pela Fepam.

A maior parte dos R$ 57 mil será aplicada na ação e, o restante, será utilizado em melhorias ambientais no Parque Municipal do Chimarrão – como na catalogação das árvores nativas e exóticas e edificação de um grande painel na entrada do parque, indicando a localização de todos os espaços e entidades.

META É INICIAR A LIMPEZA DO CASTELHANO EM AGOSTO 

Agora que está concluído o processo de contratação de empresa para limpeza do arroio Castelhano, o início dos trabalhos depende que o nível da água baixe. Trechos que precisam de intervenção serão apontados in loco por técnicos da pasta.

Os trabalhos serão executados pela empresa venâncio-airense MJ Serviços. É estimado que o investimento seja superior a R$ 80 mil e dure, pelo menos, até dezembro. Será executada a limpeza de trecho de 695 metros lineares.

LEIA MAIS: Parada de ônibus: Defensoria quer solução na praça

O secretário Clóvis Schwertner lembra que para melhorar o escoamento das águas será efetuada a retirada de galhos, plástico e troncos. “Esperamos que na próxima semana essa limpeza possa ser iniciada. Outra prioridade é a limpeza das galerias que atravessam a RSC-453 e que em momentos de cheia do arroio contribuem em muito na vazão da água”, informa.

DESASSOREAMENTO

Após o trabalho de limpeza do arroio Castelhano, é intenção da Prefeitura estabelecer convênio com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A intenção é de que ao longo do semestre acadêmicos complementem o diagnóstico de intervenção do arroio. Os apontamentos têm por objetivo diminuir as áreas alagáveis.

RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES

Em virtude da instabilidade do tempo, a inauguração da nova fase do projeto de recuperação das nascentes do arroio Castelhano, na Linha Arroio Grande, foi transferida para o dia 6 de agosto, na propriedade de Eroni Gärtner e Nelson Gärtner.

No local será apresentada a atual fase do programa, que terá a presença de empresários e investidores ambientais. No notal, mais de 250 mil litros diários de água potável já são devolvidos ao arroio a partir de sete nascentes protegidas.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido