Caminhada em Defesa da Vida ocorre nesta quarta, em Venâncio

-

Ocorre nesta quarta-feira, 25, a Caminhada em Defesa da Vida. A atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, organizada pelo Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios e pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação terá início às 9h, com concentração dos participantes em frente à Igreja Matriz. No local, será feita uma fala geral sobre a temática e a entrega de fôlderes informativos. A ação conta com a participação de integrantes da Rede de Atenção Psicossocial de Venâncio.

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e integrante do comitê, Patrícia Antoni, o objetivo é conversar com as pessoas sobre a prevenção do suicídio. Para isso, material informativo será entregue em estabelecimentos comerciais da região central e para pessoas que estiveram caminhando pela rua. “Quem quiser participar da atividade será bem-vindo. Não vamos apenas entregar e ir embora. Queremos também conversar com as pessoas sobre o assunto”, ressalta. A caminhada deve encerrar no fim da manhã.

No material impresso serão abordados assuntos relacionados à prevenção, mitos e verdades sobre o suicídio, o que não pode ser dito para alguém que está em sofrimento, fatores de risco e de proteção, frases de alerta e informações sobre onde procurar ajuda. Para a coordenadora do Caps AD, a importância do evento está relacionada à sensibilização da população sobre a temática, ao fato de se conseguir desmistificar algumas informações e à garantia de um espaço de fala a respeito do assunto.

“Existe um mito muito forte de que quando se fala sobre suicídio se incentiva esse ato e na verdade é bem o contrário. Quando se conversa com alguém que está pensando ou idealizando a morte, ela pode usar esse momento como um alívio”, observa. Entretanto, a profissional destaca que é preciso ter cuidado com que se diz para as pessoas que estão passando por esse momento. “A prevenção do suicídio precisa ir muito além dos serviços. Ela precisa ser para toda a população. Qualquer pessoa que escuta pode prevenir. Por isso, queremos que a comunidade se sensibilize e se comova com o tema”, destaca.

SEMINÁRIO

Ainda dentro da programação do Setembro Amarelo de Venâncio Aires, na sexta-feira, 27, ocorre o I Seminário Municipal de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento, que é organizado e será mediado pelos integrantes do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, será realizado na Câmara de Vereadores, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. A participação na ação foi por meio de inscrição prévia.

Conforme Patrícia, o seminário também será um momento para reflexão e sensibilização sobre a prevenção do suicídio. Por esse motivo, a atividade contará com a presença de diferentes profissionais que farão explanações sobre o tema a partir de diversas perspectivas. Também ocorrerá a apresentação da peça Valorizando a Vida, encenada por estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), de Venâncio Aires. Por fim, haverá uma mesa redonda para interação entre os participantes, com debate e esclarecimento de dúvidas.

LEIA MAIS: Venâncio cria comitê municipal para a prevenção de suicídios

Profissionais que participarão do seminário

Manhã
• Andrea Volkmer assistente social e atua junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), de Porto Alegre
Tarde
• Médico psiquiatra Rafael Moreno, de Lajeado
• Psicóloga Claudia Weyne Cruz, da Escola de Saúde Pública, de Porto Alegre
• Voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette
* A apresentação da peça Valorizando a Vida também ocorre no turno da manhã.
** Na sexta-feira ainda ocorre a apresentação oficial do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios

CINEMA DA PREVENÇÃO 

Nesta quinta-feira, 26, ocorre o Cinema da prevenção. A atividade é destinada aos agentes comunitários de saúde e ocorre na Secretaria Municipal de Educação das 13h30min às 15h30min. Durante a ação, organizada pelo Caps II e Caps AD, será exibido o documentário ‘Not Alone’ e discussão sobre depressão e suicídio na adolescência.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido