Criado no ano passado, o Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios trabalha no planejamento de atividades para serem realizadas ao longo deste ano em Venâncio Aires. O objetivo do grupo, estruturado para pensar e realizar ações de conscientização sobre a promoção da vida, é abordar assuntos relacionados à prevenção do suicídio de forma contínua e não apenas em setembro, mês dedicado a campanhas sobre essa temática.
Por esse motivo, o órgão agendou, previamente, para os meses de abril, maio, agosto e setembro, a realização de capacitações, seminários e formações destinadas à comunidade e aos profissionais de saúde da rede de atendimento do município e da mídia. Além disso, durante todo o ano será feita a distribuição de fôlderes, capacitações dos membros do comitê e promovidas avaliações e diagnósticos epidemiológicos dos casos de suicídio.
ATIVIDADES
Segundo a coordenadora do Comitê, Patrícia Antoni, para abril está prevista a realização de uma capacitação com enfermeiros e técnicos em enfermagem da rede de atenção primária de Venâncio. “O objetivo é trabalhar o acolhimento e identificação dos casos e o suporte aos familiares”, explica. A previsão é que no mês seguinte, em maio, ocorra um seminário de prevenção destinado à comunidade. Segundo Patrícia, no ano passado, durante a campanha Setembro Amarelo, foi promovido um seminário, mas ele ficou restrito aos profissionais, principalmente por causa do número de vagas oferecidas.
A intenção é realizar um evento abordando temáticas relacionadas a mitos e verdades, como identificar, qual o suporte e onde procurar ajuda. “Serão questões voltadas aos familiares, porque o suicídio precisa ser prevenido por todas as pessoas”, destaca. Nesse sentido, a enfermeira salienta a importância de superar os mitos sobre o assunto para conseguir identificá-lo e preveni-lo.
Em agosto, deve acontecer um encontro de formação para os profissionais da mídia. A previsão é que a atividade seja realizada no mês que antecede a campanha Setembro Amarelo, em razão desse período mobilizar mídia em relação à temática.
O objetivo será promover um bate-papo para revisar orientações do Ministério da Saúde e esclarecer dúvidas dos profissionais. Já em setembro, o Comitê centralizará a atenção na realização da campanha Setembro Amarelo e na preparação de um seminário que terá como público-alvo os profissionais de saúde do município.
FUNÇÕES
- Coordenadora: Patrícia Antoni – enfermeira e coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD)
- Vice-coordenadora: Regina Freitas Marmitt – enfermeira e coordenadora do Caps II
- Secretária: Cristiane de Jesus Ferreira – técnica em Enfermagem que atua junto à Vigilância Epidemiológica
- Vice-secretária: Camile Luiza da Rosa – psicóloga e integrante da equipe de profissionais do Caps II
LEIA MAIS:
Venâncio cria comitê municipal para a prevenção de suicídios
Diálogo responsável para estimular a promoção da vida