Diálogo responsável para estimular a promoção da vida

-

A realização do I Seminário Municipal de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, nessa sexta-feira, encerrou as atividades referentes à campanha Setembro Amarelo em Venâncio Aires. O evento realizado na Câmara de Vereadores contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas e foi um espaço para estimular o debate sobre a temática e oferecer informações técnicas a profissionais de diversas áreas, como saúde, edução e assistência social.

Para tornar esse debate possível, o Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, criado neste ano na Capital Nacional do Chimarrão, convidou profissionais de diferentes áreas para explanar sobre o tema. Participaram do evento Andrea Volkmer, assistente social que atua junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), de Porto Alegre; o médico psiquiatra Rafael Moreno, de Lajeado; a psicóloga Claudia Weyne Cruz, da Escola de Saúde Pública, de Porto Alegre; e a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette. Também fez parte da programação a apresentação da peça teatral Valorizando a Vida, encenada por estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires.

Durante o seminário ocorreu a apresentação oficial dos membros do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura)

AÇÕES CONTINUAM

Apesar de chegar ao fim o mês de setembro, conhecido pela prevenção ao suicídio, a coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e integrante do comitê, Patrícia Antoni, destaca que o objetivo é realizar em Venâncio outras ações relacionadas à temática ainda neste ano. “As ações precisam ser constantes e não só focadas e concentradas no mês de setembro. Daqui para a frente, nossa intenção é promover a formação para os integrantes do comitê, para que todos fiquem em um nivelamento parecido para poder abordar a prevenção do suicídio. Também vamos começar a trabalhar na elaboração do Plano Municipal de Prevenção do Suicídio do ano que vem”, projeta. Patrícia também reforça a necessidade de trabalhar essa temática de forma responsável com a comunidade. “Cada pessoa precisa ter uma escuta sensível, acolher o sofrimento do outro e ajudar”, destaca.

Patrícia avalia ações realizadas neste ano durante a campanha do Setembro Amarelo e destaca que novas atividades serão promovidas ainda neste ano (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

“O movimento do diálogo é primordial. Por mais que tenhamos diversas metodologias e avanços tecnológicos nada vai mudar o diálogo, a conversa, porque só ela nos permite uma reflexão e uma transformação no mundo das ideias.”

ANDREA VOLKMER – Coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio


ESCUTA ATENTA

Além de concordar com a importância do diálogo responsável sobre a prevenção do suicídio, a coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Andrea Volkmer, ressaltou, durante entrevista ao programa Terra em Meia Hora, a necessidade da comunidade desenvolver uma escuta mais atenta. Ela também reforçou a importância de uma sociedade que respeite mais os sentimentos uns dos outros. “Saber escutar o outro é um exercício fundamental. Precisamos estar mais atentos uns aos outros, pois são diversos os sinais que uma pessoa que não está bem pode nos mostrar”, observa.

Para a profissional, a criação do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios é um passo significativo em relação ao desenvolvimento de ações de prevenção ao suicídio e promoção da vida na Capital do Chimarrão. “Precisamos destes momentos porque por muito tempo não se falava sobre esse tema e nós nos demos conta de que não falar nada não é a solução. Pelo contrário, a gente precisa falar de uma forma muito responsável”, avalia.

O número para fazer contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) é 188. O local realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio através de atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os diálogos também são feitos sob total sigilo.

Coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio também participou das atividades (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

* Colaborou Juliana Bencke

LEIA MAIS: 

Caminhada em defesa da vida e para refletir sobre prevenção ao suicídio

Venâncio cria comitê municipal para a prevenção de suicídios

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido