Prefeitura abre licitação para Monumento à Bíblia na sexta-feira

-

Enquanto na Praça da Matriz a expectativa é pela retomada de uma obra, na Praça Evangélica um projeto novo deve ser iniciado ainda em novembro. Trata-se do Monumento à Bíblia, que será construído na esquina das ruas Tiradentes e Voluntários da Pátria.

De acordo com o setor de Licitações da Prefeitura, o edital para executar a obra será publicado no site da Administração Municipal na sexta-feira, 18. Será em formato de tomada de preços e interessados terão 15 dias para enviar propostas. “Ainda em novembro é a expectativa para começar a obra, se tivermos interessados ao certame”, informou o prefeito Giovane Wickert.

Orçada em R$ 42 mil – com recursos garantidos pelo Executivo e o Legislativo – , a obra é uma demanda antiga do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev) e foi aprovado, em projeto de lei, em agosto. A ‘Bíblia gigante’ terá quase 3 metros de altura e ficará sobre uma base no formato do mapa do município.

OPINIÕES

Desde que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto tem divido opiniões na cidade. Principal interessado, o Compev (composto por líderes pentecostais e neopentecostais) defende a obra e diz que a leitura da Bíblia deve fazer parte do hábito diário dos cidadãos.

O Compev quer que a Praça Henrique Bender, também conhecida como Evangélica ou da Bandeira, passe se chamar Praça da Bíblia. Essa alteração foi um dos pontos que desagradou a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana. Em nota, os luteranos afirmaram que, mesmo sendo um monumento ao livro de todos os cristãos, foi ignorada a participação das comunidades luterana e católica. Além disso, o grupo também é contra o uso do dinheiro público.

Nas redes sociais, o assunto também já deu o que falar e houve até uma ação mais direta, como uma petição online, pedindo pelo respeito à laicidade de Estado e pelo zelo nos gastos públicos. O autor da petição, o jornalista Felipe André Kroth, confirmou que já encaminhou o assunto ao Ministério Público, onde tem uma reunião na próxima semana.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido