A Prefeitura de Venâncio Aires deve abrir nesta quinta-feira, 26, a licitação para reforma do piso do ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União. Segundo o Setor de Licitações, as empresas interessadas terão até o dia 16 de outubro para encaminhar propostas. A obra está orçada em R$ 96 mil.
Com quase duas décadas e passando por algumas enchentes, a situação do assoalho se agravou nos últimos anos e as rachaduras e ondulações na madeira viraram um perigo para alunos e demais usuários para práticas esportivas e recreativas. Por isso, o ginásio foi interditado em 19 de julho, após vistoria da equipe de engenharia da Secretaria de Educação.
Segundo o engenheiro Alexandre de Bortoli, a expectativa é concluir a obra em três meses. Mas isso, só após o término do período burocrático do processo licitatório e a assinatura da ordem de serviço. Assim, a expectativa é que no início do ano letivo de 2020 esteja tudo pronto. Conforme Bortoli, para fazer uma quadra nova de concreto polido, será necessário remover o piso antigo e refazer o aterro.
Rotina
Desde a interdição, a rotina da escola foi readequada. Segundo a diretora do Odila, Márcia Hinterholz Hickmann, a impossibilidade de usar o ginásio comprometeu as aulas de Educação Física e as atividades de recreação com os pequenos. “Foi uma reformulação no dia a dia da escola. Estamos improvisando da forma que dá, com a criatividade dos professores em utilizar outros espaços”, destacou Márcia.
Entre esses espaços, a diretora relata que os alunos já usaram uma quadra de grama sintética próxima à escola e cedida pelo proprietário, o campo de futebol do 11 Unidos, o caminhódromo e a academia no Acesso Grão-Pará, e a própria rua Pedro Grünhauser (em alguns momentos fechada pelo Departamento de Trânsito).
A Escola Odila Rosa Scherer tem 383 alunos divididos entre pré-escola e 9º ano.