Professores e supervisoras das escolas da rede municipal – Ireno Bohn, Santo Antônio de Pádua e Vó Olga – e do Colégio Estadual Poncho Verde, juntamente da diretora pedagógica Simone Silberschlag, iniciaram nesta semana a realização de reuniões para reavaliar os planos de ensino. Os documentos são resultados da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e começaram a ser colocados em prática no início deste ano.
Segundo Simone e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto Júlia Theisen, a revisão dos documentos se tornou necessária por causa da pandemia do novo coronavírus. Elas explicam que desde o dia 15 de junho, quando Mato Leitão iniciou a realização de atividades pedagógicas não presenciais, os professores já estavam analisando, cada um na instituição de ensino onde atua, quais eram as habilidades e os objetos de estudo que ainda precisam ser contemplados durante este ano. Agora, o objetivo é reunir os educadores de todas as escolas do município para que eles possam debater, por turma, esses aspectos.
Segundo Simone, o processo de construção dos planos de ensino em função da BNCC já havia sido feito coletivamente por áreas. A diretora pedagógica também explica que a ideia é estabelecer o que é essencial ser finalizado neste ano, considerando a situação de pandemia. Os apontamentos feitos a partir dessas discussões serão levados para o próximo ano letivo, para que quando necessário, o professor possa retomar assuntos que ficaram pendentes.
LEIA MAIS: Aulas a distância em Mato Leitão: nova realidade para escolas, estudantes e famílias
Encontros
Neste primeiro momento, os encontros serão com os níveis 5 e 6 da Educação Infantil, envolvendo os professores da Emei Vó Olga e da Emef Santo Antônio de Pádua, e com os docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da Emef Ireno Bohn, Colégio Poncho Verde e Emef Santo Antônio de Pádua. Em um segundo momento será feita a reavaliação com os educadores das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Professores dos níveis 1, 2 e 3 da Vó Olga também estão fazendo as discussões de forma interna, pois são a única escola com crianças dessa faixa etária.
Júlia e Simone ainda destacam que mesmo com a ocorrência da pandemia, o sistema municipal de ensino decidiu manter a implementação da BNCC neste ano. “As diferenças de realidade sempre existiriam, mas neste momento de pandemia elas se enaltecem. Por isso, mantemos esse olhar de cuidado que o Município sempre teve com a educação, para minimizá-las”, ressalta a diretora pedagógica. Outro assunto que está sendo discutido pelo grupo é a reorganização do calendário escolar.
LEIA MAIS: Poncho Verde é primeiro lugar no ranking do Enem na área de abrangência da 6ª CRE
Kits de alimentação
A Secretaria Municipal de Educação segue entregando de kits de alimentação para as famílias que necessitam. Segundo a secretária Júlia Theisen, todas as pessoas que entraram em contato com a pasta foram beneficiadas. As cestas são compostas por alimentos secos e produtos da Agricultura Familiar, que sempre foram cultivados para abastecer as escolas na preparação da merenda. Caso alguém esteja precisando de um kit, basta entrar em contato com a secretaria. “Estamos dando todo o suporte necessário para as famílias, não deixamos ninguém desemparado”, destaca.
Atividades
- As escolas da rede municipal permanecem com a realização de atividades pedagógicas não presenciais. Os exercícios estão sendo enviados por meio on-line e podem ser retirados, impressos, nas secretarias das instituições de ensino. Após o estudante ter feito as tarefas, elas são corrigidas pelos professores e devolvidas aos estudantes.
- Para a secretária de Educação, o uso da tecnologia foi importante para professores e alunos se apropriarem desse formato. “Acredito que é uma ferramenta que vai ficar e acrescentar na educação mesmo depois que voltar a normalidade”, observa.
- Júlia e Simone também comentam que as escolas organizaram um cronograma com atividades diárias para os estudantes, porém não são enviadas tarefas em excesso para não sobrecarregar alunos e famílias.
- Estudantes que precisam também estão sendo atendidos por uma psicóloga e nesta semana retornará os encontros com a neuropsicopedagoga.
LEIA MAIS: Aulas a distância em Mato Leitão: nova realidade para escolas, estudantes e famílias