Durante a primeira sessão do Legislativo de 2021, foram aprovados oito projetos oriundos do Executivo Municipal. Um dos projetos encaminhados pelo prefeito Carlos Bohn (PSDB) trata da contratação de um médico veterinário para atuar na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A contratação será pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período, conforme a necessidade, e terá como critério de seleção a classificação em processo de seleção simplificado, com análise curricular.
As inscrições do processo seletivo para a contratação do profissional ocorrem hoje, amanhã e na segunda-feira, 11. O cadastro deve ser feito na recepção da Prefeitura, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min. A taxa de inscrição é de R$ 30,35. A carga horária é de até 20 horas semanais e o vencimento mensal é de R$ 4.642,75.
Os vereadores também aprovaram propostas para abertura de crédito envolvendo obras em andamento no município. As ações envolvem pavimentações de vias, edificação de rua coberta e construção da quadra esportiva na Emei Vó Olga.
Todas as propostas estavam previstas para serem executadas no ano passado, mas, como não foi possível, os projetos precisaram passar novamente pelo Legislativo para reabrir os créditos especiais e incluí-los no orçamento de 2021.
Comissões
A primeira sessão do ano também foi marcada pela escolha dos representantes das cinco comissões permanentes do Legislativo. Cada uma conta com três membros, sendo um presidente, um vice e um relator.
A escolha do cargo que cada vereador ocupa dentro de suas respectivas comissões também foi definida no mesmo encontro. As comissões têm o papel de analisar, entre as suas tecnicidades, os Projetos de Lei e os impactos que eles poderão causar na sociedade.
Integrantes das comissões
– Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
Presidente: Emerson Kirch, o Kiko (PSDB)
Vice-presidente: Luciano André Vargas (MDB)
Relator: Marcela Eggers (PDT)
– Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas
Presidente: Gustavo Kist Maldaner (MDB)
Vice-presidente: Zeca Rodrigues (PDT)
Relator: Rony Stöhr (PSDB)
– Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento
Presidente: Rony Stöhr (PSDB)
Vice-presidente: Zeca Rodrigues (PDT)
Relator: Gustavo Kist Maldaner (MDB)
– Comissão de Educação, Saúde e Bem-estar Social
Presidente: Luciano André Vargas (MDB)
Vice-presidente: Gustavo Kist Maldaner (MDB)
Relator: Clair Bernardete Sell Konrad (Progressistas)
– Comissão Especial Disciplinar
Presidente: Marcela Eggers (PDT)
Secretário: Emerson Kirch, Kiko (PSDB)
Relator: Volnei André Hochscheidt (Progressistas)
Recesso
Também estão definidos os integrantes da Comissão Representativa, que responderá junto com o presidente, pelo Legislativo de Mato Leitão, durante o recesso parlamentar, que inicia na próxima quinta-feira, 14 de janeiro, e segue até março. Além do presidente das Câmara de Vereadores, Osmar Renê Bick (PSDB), ainda integram a comissão Gustavo Kist Maldaner (MDB), Clair Bernardete Sell Konrad (Progressistas), Zeca Rodrigues (PDT) e Rony Stöhr (PSDB).
Revitalização do asfalto
Os vereadores Volnei André Hochscheidt e Clair Bernardete Sell Konrad, ambos do Progressistas, sugerem que a Prefeitura de Mato Leitão faça a limpeza e a pintura dos meio-fios e que renove a sinalização dos redutores de velocidade nos trechos de asfaltos em Vila Santo Antônio, em Vila Sampaio e em Vila Arroio Bonito.
Marcela Eggers toma posse no Legislativo
Tomou posse na primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Mato Leitão, realizada na terça-feira, 5, a parlamentar Marcela Machry Eggers (PDT), 33 anos. Ela não pôde estar presente na cerimônia oficial, no dia 1º, pois ainda estava em recuperação, após ter contraído coronavírus.
“Me sinto honrada por ser a mulher mais jovem eleita para o Legislativo de Mato Leitão e a primeira vereadora eleita pelo PDT, partido que defende, entre outras lutas, as bandeiras da educação em tempo integral, interesses dos trabalhadores e das mulheres”, disse, emocionada, em seu discurso.
Marcela enfatizou que o seu trabalho será dirigido a toda a comunidade, independentemente do partido. “Assumo o compromisso de trabalhar sendo a porta-voz dos interesses da coletividade e, desta forma, contribuir para o crescimento e desenvolvimento do município”, ressaltou também Marcela.
A parlamentar também destacou que, juntamente com a vereadora Clair [Bernardete Sell Konrad, do Progressistas], será a voz e a força feminina na Câmara Municipal. “Num universo de nove cadeiras, a representação feminina ocupa apenas 20% das vagas. Isto demostra como é difícil a participação da mulher na política”, analisou. “Embora Mato Leitão já tenha tido duas mulheres como mandatárias do município, Eunice Inês Heuser e Carmen Goerk, ainda assim, é muito tímida a participação feminina na política local”, acrescentou.
Marcela disse, ainda, que pretende contribuir para o surgimento de novas lideranças femininas ao longo de seu mandato na Câmara de Vereadores.
Vereador solicita informações e cobra providências sobre a limpeza de terrenos
Na primeira sessão do ano, o vereador mais votado no pleito apresentou seu primeiro pedido de informações destinado ao Executivo. No espaço da tribuna livre, Luciano André Vargas (MDB) justificou a ação. Ele cobra providências de limpeza de terrenos baldios.
Por meio do pedido de informações, Vargas quer saber de que forma o tema é tratado internamente, na Prefeitura, se existe regulamentação e se existe uma fiscalização efetiva. O parlamentar destacou que foi um assunto recorrente, abordado pelos moradores, durante o período eleitoral.
O vereador alertou que existe uma crescente dessas áreas, sem a efetiva atenção, na cidade. Ele lembrou que os terrenos baldios, quando não recebem a efetiva limpeza, são focos de proliferação de vetores, insetos e répteis. O pedido de informação foi aprovado por unanimidade e remetido ao Executivo.