Na PROGRAMAÇÃO da Feira do Livro divulgada ontem, estarão inúmeras obras do escritor Simões Lopes Neto, pois neste ano é comemorado seu biênio. E também escritores gaúchos, como, Marô Barbieri, natural de Bento Gonçalves, escritora e contadora de histórias. Foi patrona de 15 feiras do livro. Hoje ocupa a cadeira 15 da Academia Rio-Grandense de Letras. Participou como escritora convidada de eventos na Espanha, França, Bélgica, Chile e Uruguai. Tem 26 livros publicados, o último ‘Pastoreio’ de 2013.
A sua participação na 16ª Feira do Livro será trabalhada com uma releitura da lenda ‘O Negrinho do Pastoreio’, uma das obras mais famosa de Simões. Conforme a agente de cultura e lazer do Sesc, Lisiane Camargo, a autora faz uma releitura para as escolas, principalmente para o público jovem. “Ela aborda o Negrinho como se ele estivesse nos dias atuais”, explica.
Paulo Bocca também é atração na Feira. Escritor, contador de histórias, é natural de Canoas. Faz pesquisas sobre lendas do Rio Grande do Sul há mais de 20 anos para sua montagem de contação de histórias. A sua último montagem chama-se ‘Fogueira de histórias’ , onde trata das principais lendas regionais gaúchas.
O vocalista, cantor e compositor e escritor, Marcello Caminha retorna a Venâncio Aires para participar da Feira do Livro. Natural de Bagé, atua na música nativista desde 1985. Tem 12 discos gravados, 2 dvds e um livro publicado. A Orquestra Municipal deve levar seu encanto ao público que estiver pelos Pavilhões São Sebastião Mártir.Confirmados estão dois teatros: ‘O negrinho do Pastoreio’ e ‘O jardim dos livros’.
Folha realiza ações na FeiraA relações públicas, Andréia Pinheiro, ressaltou durante o pré-lançamento os eventos que serão realizados pela Folha do Mate durante a 16ª Feira do Livro. Entre as ações está a Brinquedoteca Pé da Letra e a Estante do Desapego. Além de realizar um bate-papo sobre os desafios de criar uma publicação. A equipe do caderno jovem Na Pilha! estará desenvolvendo uma gincana com as escolas e, novamente, estará com o espaço da Casa do Escritor Venâncio-airense. “Além da cobertura jornalística, teremos a TV Feira, com boletins especiais no meio online sobre o evento. A PROGRAMAÇÃO completa será divulgada em breve”, diz.
Importância da BibliotecaSegundo o Secretário da Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, a biblioteca é a Feira do Livro durante todo o ano. é a partir dela que é organizada e que a Feira ganha forças. “ A Feira do Livro é a cereja do bolo. A comemoração que fizemos todos os anos, louvando o grande trabalho que vem sendo feito em Venâncio através da biblioteca pública e da Cidade Nova”, explica.