O Rio Grande do Sul contabiliza 88 municípios atingidos pelas chuvas, 8.440 pessoas desalojadas e 3.156 desabrigadas. Segundo levantamento atualizado hoje pela Defesa Civil, 34 municípios decretaram situação de emergência e um está em estado de calamidade pública. O município de Iraí tem o maior número de desabrigados, 634 pessoas.
Na manhã de hoje, os prefeitos dos municípios atingidos se reuniram para apresentar ao governo do estado as demandas para a recuperação das cidades. No início da semana, foi instalada uma sala de situação para centralizar as ações de ajuda humanitária, dar seguimento às medidas para desobstrução e restauração de vias, pontes e moradias, e dar apoio a agricultores e pequenos empreendedores.
Os interessados em mandar donativos aos atingidos pelas cheias podem entrar em contato com a Central de Doações pelos telefones (51) 3288-6781 ou (51) 8443-7446. O site da Defesa Civil também disponibiliza a lista com os principais postos de coleta na capital e no interior.
Prefeito de Venâncio Aires solicita apoio do Estado para amenizar prejuízos causados por enxurrada
O prefeito Airton Artus esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira, 2, em busca de apoio do Governo do Estado para amenizar os prejuízos ocasionados pela enxurrada que assolou o município no último fim de semana. Na reunião, prefeitos e representantes de 89 municípios que sofreram com a força das águas apresentaram suas demandas e buscaram suporte do Executivo gaúcho. Só em Venâncio Aires, três mil casas e empresas foram afetadas, com prejuízos que podem atingir R$ 10 milhões.
Segundo Artus, os prefeitos solicitaram ao Governo a liberação de recursos, linhas de crédito especial para as empresas afetadas e a cessão de bens materiais, como lonas, colchões e cobertores, visando auxiliar as vítimas. A resposta dos pedidos pelo governador Tarso Genro é esperada pelas autoridades municipais até esta quinta-feira, 3. Por ora, a Defesa Civil do RS informou que o Estado já liberou R$ 700 mil em materiais aos 34 municípios gaúchos afetados pelas chuvas e que decretam situação de emergência, cenário em que Venâncio Aires se inclui.
Ainda nesta quinta-feira, um grupo de representantes dos municípios atingidos viaja a Brasília em busca de apoio do Governo Federal. Na sexta-feira, é aguardada no Estado a visita da presidente Dilma Rousseff, deixando os prefeitos na expectativa do anúncio de medidas que visem minimizar os prejuízos. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)