Venâncio-airense Silveti Bertuol, 45 anos, é moradora da cidade que deve competir com a Capital do Chimarrão no Dia do Desafio. Morando há cinco meses na Guatemala com a família.
Foi através das leituras diárias pela internet na Folha do Mate, que ficou sabendo sobre a competição entre as duas cidades. “Acompanho as notícias da Folha porque meus familiares, principalmente meus pais e amigos, moram no município e preciso acompanhar as notícias da minha terra. Apesar das andanças sou muito bairrista, amo Venâncio Aires, amo o Rio Grande do Sul e meu país. E preciso me manter bem informada sobre as novidades da Capital Nacional do Chimarrão”, argumenta.
Questionada sobre como a população da Guatemala encara a atividade física, Silveti logo adianta: “Aqui o pessoal leva a sério as atividades físicas”. No domingo, segundo ela, a principal Avenida da cidade é fechada para a prática de esportes, corrida, ciclismo, skate, patins. “Eles incentivam as famílias a se reunirem na rua para praticar esportes juntos, é muito lindo”, destaca.
Apesar da grande afinidade com as atividades físicas, Silveti afirma que torce pela sua cidade natal. “Quando os venâncio-airenses decidem fazer algo eles conseguem fazer”, destaca.
Leia mais:
Em função da chuva, atividades do Dia do Desafio ocorrem no ginásio do Bom Jesus