O hospital de Venâncio Aires, além de atender os cidadãos do município, mantém parceria com as prefeituras da microrregião, para garantir atendimento aos moradores destas cidades. A unidade hospitalar é referência nos atendimentos de urgência e emergencial e se alia a outros hospitais do Vale do Rio Pardo, no suporte a média e alta complexidade médica. Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão têm na casade saúde venâncio-airense a qualidade e o atendimento necessários para suprir as demandas dos munícipes.
Para o prefeito passo-sobradense, Caio Baierle (PT), o HSSM engrandece toda a rede pública de saúde na região. “O hospital teve avanços e contemplou os moradores da nossa região. A direção da casa mantém uma comunicação direta com as prefeituras, nos dando uma tranquilidade nos momentos mais difíceis, quando é preciso um atendimento médico.”
Para a Cidade das Orquídeas, a casa de saúde, mantém uma relação estreita, e historicamente garante atendimento aos cidadãos de Mato Leitão. De acordo com a prefeita Carmen Goerck (PP), a história do seu município está ligada ao hospital de Venâncio. “Mato Leitão mantém laços muito fortes com o Hospital São Sebastião Mártir, faz parte da história do município. Atualmente, o hospital atinge os seus objetivos nos atendimentos e garante a resolução dos problemas.”
E a cidade mais afastada do complexo de saúde, Vale Verde, mantém relações próximas, objetivando garantir atendimento para a população, em especial no turno da noite. O prefeito, Ricardo Azeredo (PSB), enaltece o trabalho da direção do hospital, e afirma que o serviço prestado garante retorno positivo por parte dos vale-verdenses. “Sabemos da importância deste hospital para a nossa região. Agradeço esta parceria, em especial a equipe, que sempre garantiu um atendimento ágil e bom para os moradores de Vale Verde.”