Em Harvard, estudantes guiam as visitas dos turistas. (Foto: Leisure Group Travel/ Divulgação)

PÉ NA ESTRADA

Por Ana Flávia Hantt*

Elle Woods, a personagem de Reese Witherspoon em Legalmente Loira, já sabia que, se quisesse ser levada a sério, teria que cursar Direito em Harvard. Graças à fama nos livros e em Hollywood, e também à extensa lista de famosos que passaram por seus corredores (a qual inclui os presidentes americanos Franklin Roosevelt, Barack Obama e George W. Bush; e os gigantes da tecnologia Bill Gates e Mark Zuckerberg) Harvard pode ser considerada a universidade mais famosa do mundo.

Tecnicamente, a instituição criada em 1636 fica localizada em Cambridge. Mas se você visitar a capital de Massachusetts, nunca notará a diferença. Da parte mais central de Boston, basta atravessar a pé uma das pontes que cruzam o Rio Charles, e o visitante estará em meio a um dos maiores QIs da face da Terra.

Não é à toa que 160 prêmios Nobel saíram deste lugar. Só de andar por ali, já nos sentimos mais inteligentes. A dica é comprar um café, pegar um livro e sentar junto a dezenas de estudantes que passam o tempo nas escadarias da Biblioteca Harry Elkins Widener, um impressionante prédio com oito andares subterrâneos e que, diz a história, é a casa de um fantasma.

Para quem deseja conhecer cada segredo de Harvard, a dica é participar de um dos tours guiados, quando um dos estudantes da instituição te leva para visitar prédios e jardins. Um passeio que transmite ainda mais a magnitude de uma instituição de referência como Harvard.

MIT

Coladinho em Harvard está o Massachusetts Institute of Technology (MIT), fundado em 1861. Com foco em ciências, matemática e tecnologia, a universidade é apontada como uma das principais responsáveis pela industrialização americana. Atualmente, a instituição atua em todas as áreas do conhecimento, com grande foco, também, para os esportes universitários. Outro endereço que vale a visita.

*[email protected]

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome