A casa onde Marie Laveau II, a filha da rainha do vodu viveu, é hoje uma loja procurada para feitiços e leitura do futuro. Dizem que o espírito da antiga dona ainda assombra o local. (Foto: Ana Flávia Hantt/Divulgação)

Se você é do tipo que se assusta com o sobrenatural, Nova Orleans vai fazer você ter pesadelos à noite. A cidade respira magia, e em cada esquina, é possível encontrar alguém para ler o futuro na palma da sua mão, ou para te convidar a um ritual de vodu. Nas casas, máscaras de gesso ou madeira enfeitam paredes e espantam os maus espíritos. Nas lojas especializadas, é possível encontrar bonequinhos de pano com os alfinetes e ervas para a realização de feitiços.

Marie Laveau é a figura mais legendária de Nova Orleans. Chamada de ‘rainha do vodu’, ela nasceu na cidade em 1794, e rapidamente ganhou fama por seus feitiços poderosos. Além de ler o futuro nas cartas, também auxiliava pessoas a enriquecer, livrava condenados à morte no tribunal, e até provocava abortos à distância. Rapidamente, Marie se tornou a figura mais poderosa de Nova Orleans, controlando a todos por meio da religião. A lenda diz que, após morrer em 1881, a ‘rainha do vodu’ se transformou em um corvo, e ainda hoje sobrevoa a cidade.

Se essa história te fizer passar de cabeça baixa por cada um dos corvos que encontrar no caminho, espere até ouvir sobre os vampiros, lobisomens, bruxas e fantasmas em geral. Um dos passeios mais populares em Nova Orleans é justamente o tour de casas mal-assombradas; e em uma cidade disputada por conquistadores europeus, com histórico escravocrata, não é difícil encontrar locais de execuções, julgamentos e outros episódios lamentáveis. E se por acaso você não vir nenhuma alma penada no passeio, não se preocupe. Você ainda pode visitar um cemitério. Devido ao terreno pantanoso da cidade, o que impede escavações profundas, os mortos são enterrados em grandes mausoléus. O Cemitério Lafayette é o mais antigo, e onde se encontram as tumbas das personalidades mais famosas de Nova Orleans. Um passeio de arrepiar.

Sobrenatural na tevê

A fama sobrenatural de Nova Orleans é grande, e retratada com frequência em filmes e seriados. O filme da Disney ‘A Princesa e o Sapo’ e a série da CW, ‘Originais’, se passam na cidade. O episódio ‘Coven’ da série ‘American Horror Story’, assim como histórias em quadrinhos da Marvel, retratam a rainha do vodu, Marie Laveau. O cemitério Lafayette serviu como cenário para o filme ‘Entrevista com Vampiro’.

*Ana Flávia Hantt

[email protected]

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome