Com base em números e dados científicos, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na manhã desta terça-feira, 21, que o Estado adotará o distanciamento social controlado. As medidas serão implementadas a partir de maio e irão considerar a realidade de cada região do estado e setor econômico.
Governador Eduardo Leite atualiza informações sobre o enfrentamento ao coronavírus no RS.
Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Terça-feira, 21 de abril de 2020
Durante transmissão ao vivo, o governador explicou que o Rio Grande do Sul será dividido em sete regiões e classificadas por quatro bandeiras, de acordo com o risco de transmissão e a capacidade do sistema de saúde. A bandeira verde, por exemplo, significará risco baixo, enquanto a bandeira vermelha representa risco alto. Bandeiras amarela e laranja completam as categorias. Conforme o governador, a capacidade de resposta será constantemente monitorada.
Segundo Leite, o modelo não corresponde a uma flexibilização aleatória, a uma abertura desordenada ou a uma volta à normalidade. “O vírus não está indo embora, não está passando. Está entre nós, circulará ao longo dos próximos períodos, e vamos conviver com isso. Para isso, precisamos do apoio da sociedade para evitarmos esse volume de contágio para além da nossa capacidade hospitalar. Tudo o que fizemos até agora foi priorizando a vida, e tudo o que faremos de agora em diante será priorizando a vida”, reforçou Leite.
Leite volta a se pronunciar em live ao vivo pela internet nesta quarta-feira, às 14h.
“O RS tem sido exemplo no combate ao coronavírus, com índice de letalidade baixo, e essa é uma vitória coletiva, de todos nós.”
EDUARDO LEITE
Governador do RS
Outros destaques:
- Governo conta com novo sistema de controle de leitos, que monitora informações, em tempo real, de 300 hospitais gaúchos;
- Os setores serão divididos em seis grupos – varejo (vestuário, informática etc.), construção, indústria/agricultura, eventos, serviços essenciais e educação;
- O governador abriu um espaço, até o dia 23 de abril, para envio de sugestões para adoção de indicadores e protocolos. Todos os participantes devem observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e propostas já adotadas em outros países e Estados.
- Para 28 de abril, está prevista uma nova apresentação do modelo de distanciamento social controlado.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do RS