Contabilistas: profissionais que cuidam da saúde das empresas

-

Eles são os profissionais dos números. Cuidam da saúde financeira e tributária das empresas, propõem estratégias e dão suporte aos empresários na tomada de decisões. Além disso, também são procurados pela população para tirar dúvidas, encaminhar documentações e aqueles que precisam fazer a declaração do Imposto de Renda.

Hoje, 25 de abril, é comemorado o Dia do Contabilista. Em Venâncio Aires, são 180 profissionais da área, divididos em técnicos em contabilidade e contadores, e 15 escritórios. Segundo a presidente da Associação dos Contabilistas do município, Aline Gauer, são 21 profissionais ligados à entidade. “Somos os médicos das empresas. Estamos trabalhando para garantir a saúde financeira dessas. Fazendo com que todas as orientações sejam fornecidas com toda legalidade e pensando no coletivo”, afirma ela, que também é coordenadora da comissão de estudos do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS Mulher).

A Associação dos Contabilistas dá suporte aos profissionais da área e tem se reunido com os empresários e órgãos públicos para chegar a um consenso na tomada de decisões, principalmente em época de pandemia do Covid-19. “A atividade contábil passa a ser ainda mais importante e atuante nesse período de pandemia. Desde o início da calamidade pública, os contabilistas focaram as mudanças em legislações em prol de seus clientes”, ressalta Aline.

Por se tratar também de uma época de declaração de Imposto de Renda, quando a movimentação dos escritórios se eleva significativamente, a quantidade de trabalho teve aumento e, em respeito aos decretos, os estabelecimentos trabalham com número reduzido de pessoas. “Isso nos mostra o quanto a cooperação, a boa equipe e o profissional especializado são peças fundamentais nas empresas.”

Aline ressalta, ainda, que os profissionais não avaliam somente números, mas trabalham levando em conta as pessoas que dependem da renda das empresas. “Necessitamos de cautela e muita segurança nesse momento. As empresas dependem da atuação dos profissionais contábeis para que o seu presente e seu futuro, sobrevivam a essa pandemia”.

“Não somos tão somente os profissionais que analisam números. Nós motivamos os empresários, bem como seus colaboradores. Somos conciliadores de muitos problemas e, principalmente, somos os que veem as empresas com olhos estratégicos, buscando sempre as melhores opções aos seus clientes.”

Aline Gauer

Presidente da Associação dos Contabilistas de Venâncio Aires

Principais serviços oferecidos pelos escritórios

– Abertura de empresas;

– Escrituração contábil e fiscal;

– Emissão de guias de impostos;

– Obrigações trabalhistas;

– Processamento da folha de pagamentos;

– Entrega de obrigações acessórias;

– Assessoria para planejamento tributário;

– Assessoria proativa para gestão financeira, entre outros.

“Somos os médicos das empresas”

Arcélio Wenzel, 66 anos, é um dos profissionais de contabilidade mais antigos do município que segue na ativa. Assim como a presidente da Associação dos Contabilistas, Aline Gauer, ele afirma que quem trabalha com contabilidade é considerado ‘médico das empresas’, já que presta todo o apoio que os empresários precisam no momento da tomada de decisões.

Wenzel se formou em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) – instituição que se transformou na atual Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – no ano de 1986. Passou por diferentes empresas do município, teve escritório de contabilidade por 20 anos e, hoje, atua na Metalúrgica Venâncio, onde está há 22 anos. “Na empresa, sou eu e mais quatro contadores, hoje faço mais conferência. Para a coisa andar bem, é importante estar bem assessorado. Estamos sempre nos ajudando”, diz.

Arcélio Wenzel atualmente é contador da Metalúrgica Venâncio, onde atua há 22 anos (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Além da graduação, Wenzel também tem o curso técnico em Contabilidade, no qual também foi professor por 14 anos. “Eu sempre dizia para os alunos que cada um precisa da contabilidade no dia a dia, porque precisa saber fazer seu caixa, quanto vai receber, quanto tem de gastos e quanto vai sobrar para um outro investimento”, relata.

O profissional afirma que os processos foram sendo informatizados com o passar dos anos e, além disso, na profissão, é necessário acompanhar as mudanças constantes de legislação e mercado financeiro. “Eu cheguei a usar as máquinas chamadas diários copiativos, com folha carbonada, onde fazíamos os registros”, lembra. Por ano, ele diz que faz pelo menos quatro cursos de atualização na área da contabilidade. “A gente precisa ler muito e acompanhar a parte de legislação para se atualizar com frequência.”



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido