IFSul Venâncio Aires prorroga suspensão das aulas até 30 de maio

-

No Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires a decisão foi manter a suspensão das aulas até o dia 30 de maio, com retorno na segunda-feira posterior, dia 1º de junho. Contudo, de acordo com o diretor-geral da instituição, Cristian Oliveira da Conceição, a situação da pandemia de coronavírus continuará sendo avaliada, o que pode fazer com que a suspensão seja reduzida ou prorrogada. “Estamos bem preocupados, mas faremos o melhor possível pelos alunos e pela comunidade como um todo”, destaca.

Conceição também relata que a equipe está preparando material para os alunos e trabalhando em estratégias de horários, metodologias e como será feito para alterar calendários no Conselho Superior e a anulação das férias. “Estamos estudando todas as alternativas possíveis”, observa. Segundo o diretor-geral, os projetos de pesquisas seguem sendo realizados, mas os de extensão, normalmente executados em grupos nas comunidades, estão suspensos.

Ainda segundo Conceição, a instituição de ensino não realizará aulas on-line. Ele observa que a Pró-reitoria de Ensino e as Câmaras de Ensino avaliam que não se tem estrutura para promover os encontros digitais com a qualidade da aprendizagem defendida pelo instituto. “É preferível que a gente elabore estratégias melhores com os alunos na volta, do que fazer estratégias mais ou menos agora, só para contabilizar dias”, comenta. No entanto, o diretor-geral pondera que caso o cenário de suspensão se prolongue isso terá que ser repensado.

UNIVERSIDADES E ESCOLAS PARTICULARES

• Conforme a assessoria de imprensa da Univates, por enquanto se mantém o dia 30 de abril, que consta no último decreto estadual, como data para o término da suspensão das aulas presenciais.

• Na Unisc, segundo o pró-reitor acadêmico, Rolf Fredi Molz, as aulas pelo ambiente virtual para disciplinas teóricas seguem até o dia 30 deste mês, conforme decretos. Molz ainda observa que há possibilidade de isso ser modificado a partir do dia 28, quando deve ser publicado um novo decreto estadual.

• No Colégio Gaspar Silveira Martins e Bom Jesus – Nossa Senhora Aparecida a suspensão das aulas presenciais seguirá o que o Estado decretar. “Gostaríamos de voltar logo, mas vamos seguir o que o Estado decretar. Achamos que é o mais correto a se fazer”, destaca o diretor do Gaspar, Tiago Becker.

• No Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, segundo o diretor Jair Freitag, o educandário aguardará o aval e as orientações do poder público municipal e, a partir disso, decidirá se prorrogará a suspensão ou retornara às aulas depois do dia 30.

LEIA MAIS: Secretaria de Educação adota aulas programadas a partir de 4 de maio



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido