Venâncio Aires é o único município da área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) com mortes registradas pela Covid-19. Além disso, tem o maior número de casos, entre as 13 cidades da regional. “É o município com a situação mais crítica na região da 13ª Coordenadoria”, salienta a coordenadora regional da Vigilância Epidemiológica, Beanir Lara.
De acordo com ela, inclusive, um caso registrado em Candelária ocorreu após uma pessoa visitar um familiar em Venâncio. Ela observa que o cenário vivido em Venâncio Aires “está muito ligado à questão da ocorrência de casos em empresas de Lajeado, como a Minuano e a BRF”, a exemplo do que aconteceu em vários municípios vizinhos de Lajeado. “Na maioria, são trabalhadores que pegaram o vírus enquanto trabalhavam e transmitiram a seus familiares.”
Beanir explica, ainda, a diferença no número de casos divulgados pelo Município (que inclui resultados de testes rápidos) e os contabilizados no Boletim Epidemiológico do Estado, que contabiliza apenas os exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen).
Segundo ela, vários laboratórios começaram a realizar testes rápidos para Covid-19. Embora eles tenham sido aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização dos exames, ainda não têm registro no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). “Foram aprovados 17 tipos de testes no país, mas apenas um já tem INCQS. Dele, o Ministério da Saúde comprou os testes rápidos que são usados para profissionais das forças de saúde e de segurança. No mais, oficialmente, são notificados apenas os casos da população quando a pessoa está hospitalizada”, esclarece.
Em Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu utilizar testes rápidos para ampliar o diagnóstico. “Por isso, há divergência entre os números”, diz Beanir. Nessa segunda-feira, 27, o número de casos divulgado pela Prefeitura era de 21, enquanto o do Boletim Epidemiológico do Estado aponta 11 casos.
LEIA MAIS: Venâncio Aires tem sete novos casos de coronavírus