Em Venâncio Aires, três jovens foram selecionados para ajudar o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a disseminar informações confiáveis sobre o coronavírus à população, por meio das redes sociais. Com intuito de minimizar as fake news (notícias falsas), o instituto lançou, no início do mês, o programa de voluntariado on-line, para jovens entre 16 e 24 anos.
O estudante de Serviço Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Jeferson Gabriel Ribeiro dos Santos, 19 anos, é um dos participantes. Ele se inscreveu com o intuito de ajudar outras pessoas. “A fake news se propaga muito na internet, acho importante essa orientação. Por exemplo, eu via que minha mãe compartilhava muita notícia falsa e não era por maldade, era falta de conhecimento”, comenta.
Sobre o método do voluntariado, o jovem explica que tudo é feito virtualmente. “Recebemos materiais de como denunciar as fake news, como perceber elas, acessar de sites confiáveis e diversas instruções.” A principal tarefa dos jovens é de compartilhar informações pertinentes à comunidade. “Sempre que localizamos a notícia falsa, nós mandamos a notícia correta e tentamos explicar certinho”, observa Jeferson.
O estudante lembra que já no Ensino Médio, quando estudou no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), tinha um projeto que ajudava a comunidade. “É meu primeiro voluntariado para uma instituição como o Unicef, mas no IFSul já tinha voluntariado de um projeto de informática para idosos.”
“Acredito que, pelas redes sociais, essas informações vão ser repassadas, assim como uma corrente de fake news, que se espalha logo. Mas, dessa vez, será uma corrente do bem.”
JEFERSON GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS – Estudante e voluntário Unicef
AJUDA AO PRÓXIMO
Outro participante da ação é o estudante de Enfermagem da Unisc, Marcelo Eduardo dos Santos, 19 anos. “Eu sempre gostei de estar ajudando os outros. Nos últimos anos participei de alguns projetos na comunidade escolar que me proporcionavam isso. Também achei uma forma de não ficar parado na quarentena”, diz, animado para as próximas fases do projeto.
Além dos dois meninos, também foi selecionada a estudante do IFSul, Tainá Iraê da Luz Vieira, 18 anos. Ela acredita que através das publicações deles com notícias verídicas, as pessoas vão perceber que existem muitas fake news e vão cuidar mais ao compartilhar as informações. “O nosso objetivo é combater as falsas notícias, que circulam muito em meio à pandemia.”
SOBRE O PROGRAMA
- Ao todo, o programa de voluntariado online pretende qualificar mais de 500 jovens engajados com a comunidade.
- O projeto tem duração de 8 meses e pretende fazer dois encontros presenciais no fim do ano, depois que terminarem as restrições de distanciamento social. Os participantes recebem certificação pelo voluntariado.
- O grupo é capacitado com informação e metodologias para atuar digitalmente – durante o isolamento social – e também presencialmente nas comunidades, quando terminarem as restrições de contato.
- Desde 1950, o Unicef apoia importantes transformações na área da infância e da adolescência no Brasil. Mas atua no mundo desde 1946, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atender necessidades emergenciais das crianças depois da Segunda Guerra Mundial.