Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que a maioria dos casos do novo coronavírus em Venâncio Aires têm relação com o município vizinho de Lajeado. O levantamento foi feito nessa quarta-feira, 29, e mostra que 74,99% dos pacientes contaminados na Capital Nacional do Chimarrão trabalham ou têm familiares diretos atuando no mercado de trabalho de Lajeado.
Até o fechamento destes dados, Venâncio Aires tinha 32 casos confirmados com 13 curados, seis internados no Hospital São Sebastião Mártir, 10 em isolamento domiciliar e três óbitos, sendo que dois destes relacionados com a maior cidade do Vale do Taquari.
O restante dos casos, o que representa pelo estudo 25,01%, estão inter-relacionados em Venâncio Aires, sendo que 15,61% dos casos não têm relação nenhuma com local de trabalho/empresa e 9,4% estão diretamente interligados à uma determinada empresa que atua no município.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Ramon Schwengber, o estudo é resultado do mapeamento dos pacientes confirmados que são monitorados pela Vigilância Epidemiológica, além dos doentes, familiares e pessoas que convivem com os positivados e também são acompanhados. Ele destaca que a importância destes números é cuidar o comportamento do vírus no município e buscar a conscientização sobre a importância do isolamento.
“Sempre tivemos a certeza de que o vírus chegaria ao município. Por mais ações que estejamos fazendo, seria impossível ficarmos isolados da Covid-19, porque não somos uma ilha. Fizemos ações rápidas, fechamos o comércio e as indústrias e preparamos a nossa área da saúde para atender a demanda. Mas o vírus não respeita as fronteiras, e por mais que aqui tenhamos centenas de cuidados, o vírus chegou de forma mais forte, conforme demonstra os números, por causa da proximidade com Lajeado, que sofre com o alto número de casos confirmados”.
*Texto atualizado às 17h25min.
LEIA MAIS: Novo decreto do Estado veda a abertura do comércio na região de Passo Fundo e Lajeado