A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima semana uma nova forma de monitorar pessoas confirmadas com a Covid-19 em Venâncio Aires e que estão em isolamento domiciliar. A preocupação com o aumento de casos e com o não cumprimento das medidas recomendadas a estas pessoas, que devem permanecer em confinamento com o objetivo de evitar a disseminação do vírus, fez com que os responsáveis e profissionais da pasta adotassem ações mais severas.
Diariamente, através de contatos telefônicos e visitas surpresas, profissionais de saúde da secretaria vão monitorar de perto a pessoa confirmada e demais moradores da residência, que também devem ficar em isolamento. Na ocasião, ainda serão avaliados detalhes do quadro clínico e se há necessidade de encaminhamento de outro tipo de exame ou internação hospitalar.
“Estamos aumentando o monitoramento para que se tenha a real noção de onde estão essas pessoas infectadas e possíveis contaminados. Hoje, apesar da transmissão comunitária, ainda conseguimos administrar o monitoramento de suspeitos ou confirmados. E isso se torna importante para, ali na frente, não termos uma estrutura de saúde saturada, o que ninguém quer em nosso município”, salienta o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber. Ele ainda explica que a pasta já conta com um levantamento de pessoas de Venâncio Aires que trabalham em empresas de outros municípios, como em Lajeado, e elas já estão sendo monitoradas.
LEIA MAIS: Venâncio confirma três novos casos de coronavírus
Atualmente, todas as pessoas monitoradas, por conta de terem positivado ou serem suspeitas, recebem uma notificação e estão cientes de que precisam realizar isolamento domiciliar, sem receber visitas ou conversar com vizinhos, por exemplo. Estas são orientadas e assinam um termo onde se responsabilizam pela permanência em casa. Em caso de necessidade, não é descartado o uso de força policial para que ocorra o cumprimento da medida estabelecida pelos profissionais de saúde.
A médica infectologista Sandra Knudsen reforça o pedido de isolamento. “Os números comprovam de que o coronavírus está na comunidade de Venâncio e estamos começando a nos preocupar com lotação de UTI e do hospital. Por isso, pedimos para que quem tem diagnóstico positivo ou é suspeito, consultaram e receberam atestado para ficar em casa, cumpram esse isolamento. Nós temos visto casos de pessoas próximas, vizinhos, familiares que tem se contaminado a partir de casos positivados. Então, este vírus se transmite de forma fácil e rápida. Não é só a pessoa confirmada que precisa ficar em isolamento, mas todos que convivem dentro do mesmo ambiente. Esta recomendação é mundial, não só do Município de Venâncio. E isto é fundamental para desacelerarmos a disseminação do vírus”, explica.