A pulverização contra o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, que começaria nesta terça-feira, 12, em Venâncio Aires, foi adiada por causa da chuva. Segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura, o inseticida será aplicado no primeiro dia pós fim da chuva.
Pelo cronograma, a pulverização se inicia no bairros Coronel Brito e Brands, pela manhã, e nos bairros Gressler e Bela Vista, à tarde. De acordo com os técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), responsáveis pela aplicação do inseticida, o trabalho será feito no início da manhã, por volta das 6h, e no final da tarde, em torno de 17h30min.
Como o inseticida tem a função de eliminar o Aedes aegypti, alguns cuidados devem ser adotados. Os técnicos orientam as pessoas para que, durante a pulverização, fechem as suas casas, coloquem alimentos dentro de armários ou locais fechados e cubram objetos como copos, xícaras, talheres e outros recipientes.
A orientação também vale para criadores de pássaros, apicultores e animais, como cães e gatos. É preciso colocar as gaiolas para dentro de casa e, se possível, tapar as caixas de abelhas com panos. Recolher potes onde são colocados alimentos e a água dos animais também é necessário.
O inseticida será espalhado em forma de gotículas e permanece no ar por cerca de 15 a 20 segundos. Pelo último boletim da Vigilância Epidemiológica do Município, há 78 pessoas infectadas pela dengue na Capital do Chimarrão.