Os tempos difíceis que vivemos não podem nos fazer esquecer da solidariedade. Com a menor circulação de pessoas pelas cidades, os hemocentros de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires estão com os estoques em níveis críticos. Por isso, para incentivar que as pessoas que estão saudáveis, sem Covid-19 e em bom estado de saúde mantenham suas doações de sangue, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) lança a campanha ‘Atitude Na Veia’.
A partir de agora, todas as pessoas que agendarem doações nos hemocentros da região ganharão uma máscara de tecido, aliado importante na proteção individual da população contra o vírus.
“A campanha tem por objetivo também divulgar informações de credibilidade nas redes sociais e veículos de comunicação sobre a doação de sangue neste momento. Com os devidos cuidados e adaptações, o processo é seguro. Doar sangue é um ato de empatia e amor ao próximo”, lembra a Gerente de Marketing da Unimed VTRP, Fabíola Weinberger.
“Muitas pessoas que estão saudáveis, e sem a Covid-19, tem se perguntado como ajudar ao próximo neste momento. A doação, para quem pode, é uma destas formas”, complementa o Superintendente de Mercado da Cooperativa Médica, Jóvio Lorenzini.
Para saber como agendar a doação, doar e ganhar a máscara da Unimed, é preciso acessar o site. No local estão todas as informações de contato dos hemocentros da região: Hemovale (Lajeado), Vital Bando de Sangue (Venâncio Aires) e Hemovida (Santa Cruz do Sul).
A campanha ‘Atitude Na Veia’ é uma realização da Unimed VTRP e do Instituto Unimed VTRP, e faz parte das iniciativas cadastradas no Dia de Cooperar do Sescoop-RS. Conforme o analista dos processos e projetos de sustentabilidade da Unimed VTRP e do Instituto Unimed VTRP, Cleimar dos Santos, campanhas que articulem parcerias com as entidades dos municípios da nossa região são fundamentais neste momento.
“A campanha Atitude Na Veia é um exemplo destas iniciativas, que conectam pessoas e instituições. Nosso objetivo é ajudar a desenvolver e cuidar das comunidades onde estamos inseridos. Este também é um dos propósitos do cooperativismo, um sistema que está sempre disposto e aberto para colaborar com a sociedade”, afirma Santos.
Requisitos básicos:
– Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos
– Que estejam pesando mais de 50 quilogramas
– Que tenham dormido bem, se alimentado e estejam em boas condições de saúde no dia da doação
– E que apresentem documento de identificação com foto (RG, CNH, etc)
Importante ressaltar que todos os candidatos passam por medição de temperatura e pelos processos normais de triagem realizados normalmente pelos hemocentros antes de qualquer doação de sangue.
Cuidados especiais para doações durante a pandemia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde divulgaram recentemente critérios adicionais para a triagem de doadores de sangue durante a pandemia do Coronavírus. Até o momento, não há evidências de que o vírus seja transmitido via transfusional, por isso, a ação é preventiva e vem sendo adotada por todos os bancos de sangue e pelos doadores no Brasil.
Os critérios adicionais são:
– As doações devem acontecer com agendamento prévio, para evitar aglomeração
– Doadores e profissionais devem utilizar álcool gel durante as etapas do processo
– A distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas deve ser observada nos locais
– Candidatos que apresentaram infecção pela Covid-19 serão considerados inaptos por um período mínimo de 30 dias
– Candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação pelo Novo Coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue;
– Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.