O Comitê de Saúde apresentou nesta quinta-feira, 14, um novo estudo sobre os casos de coronavírus confirmados em Venâncio Aires. De acordo com a análise, 59,4% dos 101 casos de Covid-19 na Capital Nacional do Chimarrão tem relação com Lajeado, cidade do Vale do Taquari. Além disso, outros 37,62% são relacionados com Venâncio, 1,99% com Mato Leitão e 0,99% com Vale Verde.
Em Venâncio Aires, até o momento, 19 bairros/loteamentos têm casos confirmados da doença. Coronel Brito, com 24, e Cidade Nova, com 12, são os dois bairros com maior número de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Depois aparecem Gressler, com nove casos e Centro e Aviação com sete confirmados cada um. Morsch, Santa Tecla, Brígida, Cidade Verde, Bela Vista, São Francisco Xavier, Cidade Alta, Xangrilá, Baron, Cruzeiro, União, Macedo, Battisti e o interior oscilam entre um e seis casos.
UTI
No encontro realizado na manhã desta quinta-feira, o secretário municipal de Saúde Ramon Schwengber falou sobre a possibilidade de mais quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serem disponibilizados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Eles poderão ser montados no Pronto Atendimento (PA), juntamente dos leitos enviados pelo Estado.
Além disso, Schwengber ressaltou a chegada da segunda remessa de testes rápidos enviada pelo Governo do Estado. No mês passado tinham sido enviados 80 exames e desta vez Venâncio Aires recebeu 520 testes.
Estes testes são destinadas a pessoas com mais de 50 anos, profissionais que trabalham em veículos de transporte de cargas e no transporte coletivo de passageiros, trabalhadores de estabelecimentos de saúde e de vigilância em saúde, pessoas que residam com quem teve confirmação para Covid-19 (contactantes domiciliares) e população privada de liberdade serão alguns dos públicos atendidos.