Fórum de Venâncio Aires segue fechado até o dia 31

-

Até segunda ordem, o Fórum de Venâncio segue fechado, mantendo a fluência dos prazos processuais exclusivamente nos processos eletrônicos e a suspensão de prazos nos processos físicos. O que isso realmente significa? Quem nos dá estas respostas e como funcionará a digitalização dos processos é o juiz João Francisco Goulart Borges, titular da 1ª Vara Judicial da Comarca do município.

Através da sua assessora, Michele de Oliveira, o magistrado explicou que a Resolução nº 008/2020-P, que prorrogou o sistema diferenciado de atendimento de urgência até 31 de maio, descreve em seu artigo terceiro todas as atividades desenvolvidas no período. Entre elas, a garantia, nos processos físicos – e durante o plantão extraordinário – da apreciação das matérias mínimas estabelecidas no artigo 4º da Resolução nº 313/2020-CNJ.

Entre elas – e pela ordem, estão a apreciação de habeas corpus e mandados de segurança, as medidas liminares e de antecipação de tutela de qualquer natureza, inclusive no âmbito dos juizados especiais, a comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória, imposição e substituição de medidas cautelares diversas da prisão, e desinternação.

Também são analisadas representações da autoridade policial ou do Ministério Público visando a decretação de prisão preventiva ou temporária e os pedidos de busca e apreensão de pessoas, bens ou valores, interceptações telefônicas e telemáticas, desde que objetivamente comprovada a urgência. Pedidos de alvarás, pedidos de levantamento de importância em dinheiro ou valores, substituição de garantias e liberação de bens apreendidos, pagamento de precatórios, requisições de pequeno valor ( RPVs) e expedição de guias de depósito também são analisados.

Durante o plantão extraordinário, o Poder Judiciário recebe pedidos de acolhimento familiar e institucional, bem como de desacolhimento; pedidos de progressão e regressão cautelar de regime prisional, concessão de livramento condicional, indulto e comutação de penas e pedidos relacionados com as medidas previstas na Recomendação CNJ nº 62/2020 (Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo).

Pedidos de cremação de cadáver, exumação e inumação, assim como pedidos de autorização de viagem de crianças e adolescentes, podem ser solicitados neste período.
Cabe salientar que o plantão extraordinário não se destina à reiteração de pedido já apreciado no órgão judicial de origem ou em plantões anteriores, nem à sua reconsideração ou reexame. Nos processos envolvendo réus presos e adolescentes em conflito com a lei internados, aplica-se o disposto na Recomendação CNJ nº 62, de 17 de março de 2020.

Digitalização

Uma dúvida recorrente é se os advogados conseguem ter acesso aos processos. Segundo informado por serventuários do Fórum, não é possível o advogado pegar um processo somente para olhar e devolver. “O advogado só pode retirar um processo físico, se ele se comprometer a digitalizar o processo antes da entrega”, explicam. Para isso, precisa ligar com antecedência e agendar um horário. Ele não poderá entrar no prédio e o atendimento será feito no pátio do Fórum. Ressalta-se que, por enquanto, só estão sendo liberados processos cíveis.

Outra dúvida é referente aos advogados que estão em poder de processos, que foram retirados antes do recesso (o Fórum está fechado desde o dia 18 de março). Eles também podem digitalizar e depois devolvê-lo, após prévio agendamento.

A intenção do Tribunal de Justiça é que em um prazo de dois anos, não exista mais processos físicos e que todos estejam digitalizados. Atualmente, há cerca de 14 mil processos (cível e criminal) físicos tramitando. O número de processos já digitalizados não foi apurado.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido