Integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires ouviram do prefeito Giovane Wickert, em reunião realizada na terça-feira, 26, que não há certeza em relação ao depósito da primeira parcela do 13º salário para o funcionalismo até dia 15 de junho, segundo acordado entre a entidade e o Executivo, anteriormente. Ontem, Wickert informou à coluna o mesmo repassado aos membros da cúpula do sindicato: “Sobre adiantamento do 13º, é um valor devido e que antecipamos para não ser pago só no fim do ano. Mas não é uma coisa vencida. Precisamos de fluxo de caixa que garanta o pagamento da folha. Se for possível, vamos pagar, mas se precisar ser prudente para até o fim do ano não faltar para os salários, vamos ser prudentes”. Ainda conforme o prefeito, a situação é uma “incógnita”. Ele espera pelos R$ 9,3 milhões anunciados pelo Governo Federal como incentivo ao Município. “Não entrou nada deste valor em maio e o valor corresponde à metade do que deve ser a queda da nossa receita até o fim do ano. As perdas com esta crise deve se aproximar dos R$ 20 milhões”, justificou.
CONCURSO VEM AÍ
Como havia antecipado aqui neste espaço, a Câmara terá um assessor jurídico e um analista de informática em seu quadro de servidores de carreira. O PL 050/2020, de autoria da Mesa Diretora, que prevê a criação dos cargos, foi aprovado na sessão de segunda-feira, 25, por maioria. O placar foi de 9 a 5, com votos contrários da base governista. A presidente Helena da Rosa (MDB) pretende realizar o concurso público para preenchimento dos cargos ainda este ano. Se conseguir, os novos servidores assumiriam em 2021.
MORTE POR DENGUE
Infelizmente, mais uma triste notícia: Venâncio Aires registrou a primeira morte em decorrência da dengue. A Vigilância Epidemiológica recebeu ontem a confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen) de que uma mulher de 67 anos, que faleceu na sexta-feira, 22, estava com a doença. Ela ficou internada por seis dias no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Até o momento, 215 pessoas fizeram testes por apresentarem sintomas: 141 casos foram confirmados e 57 negativados. Há ainda 17 amostras em análise.
CLIMA DE GRE-NAL
Na Câmara, o clima é de Gre-Nal. Os próprios vereadores usaram o termo para definir a relação entre situação e oposição. Não se surpreendam se os projetos com votação unânime tiverem redução significativa. É a eleição se avizinhando.