Iniciativa para valorizar os empreendimentos locais

-

A valorização dos pequenos negócios tem sido assunto nos últimos meses. Com a crise financeira enfrentada em decorrência da pandemia de Covid-19, os empreendimentos menores são os principais afetados. Optar por empresas, fornecedores e serviços locais é uma forma de ajudar o município como um todo a passar por esse período sem grandes perdas e prejuízos.

Com o objetivo de incentivar essa rede de apoio, a agência de publicidade Amarelo Magenta, de Venâncio Aires, lançou uma campanha no Instagram chamada Lista Amarela. “Lembrando as antigas listas telefônicas em que as páginas amarelas eram as primeiras da publicação e indicavam os contatos comerciais, criamos a nossa versão on-line, sugerindo que cada usuário pudesse fazer suas indicações de negócios locais”, explica a publicitária Barbara Teixeira, a Babih.

Ela observa que, no início do mês, a rede social começou a incentivar o movimento com o botão ‘Apoie pequenas empresas’ e a ideia foi trazer características mais subjetivas para reforçar essa corrente. “A rede que formamos virtualmente é composta de afinidades, de influências e de reconhecimento. Então pensamos: por que não incentivar a troca de referências entre os seguidores? Se já existe alguma característica que nos conecta, é mais fácil de aceitar indicações desse contato.”

A agência criou dois templates para serem compartilhados nos stories da rede social. Um é composto por características para relacionar as indicações, como bom atendimento, produto/serviço surpreendente e admiração. Já o outro é exclusivo para o empreendedorismo feminino. “Achamos importante fazer um template para valorizar as mulheres nesse cenário ainda fortemente liderado pelos homens”, comenta Babih. Além de dar duas próprias indicações, cada usuário indica amigos a fazerem o mesmo.

INCENTIVO
A publicitária ressalta que é papel dos comunicadores incentivar e valorizar assuntos importantes à comunidade. No dia a dia na área de publicidade, é possível acompanhar os desafios dos clientes nos últimos meses, com portas fechadas e em fase de reavaliação de estratégias, criação de novos produtos, sem esquecer a responsabilidade com os funcionários e fornecedores. “Além de incentivar nossos clientes, pensamos no coletivo. Em todos os negócios locais que têm espaço para atuar mas precisam ter força econômica para continuarem suas atividades.”

A profissional também defende a importância dos empresários utilizarem as redes sociais de forma responsável para obter bons resultados. “Estar presente ativamente nas redes é um meio de criar e reforçar vínculos com os públicos que interessam à marca, fazer negócios e manter um contato contínuo com os clientes. As ferramentas para as plataformas sociais estão se atualizando constantemente para auxiliar os negócios”, finaliza.

“Incentivar os negócios da cidade é evitar que se aumentem demissões, que se fechem estabelecimentos. É a forma de colaborar com alguém perto da gente, seja empregador ou empregado.”

BARBARA TEIXEIRA
Publicitária

Pequenos empreendimentos precisam se reinventar

Economista e especialista em Educação Financeira da Fundação Sicredi, Everton Lopes ressalta que são tempos de valorizar e ajudar os pequenos negócios. Ele afirma que as pequenas empresas correspondem a 60% dos empregos formais no Brasil, o que justifica o esforço coletivo para auxiliar os negócios a passarem por esse momento difícil, pois são eles que fazem a economia movimentar.

Everton Lopes é economista e especialista em Educação Financeira na Fundação Sicredi (Foto: Divulgação)

“O grande problema é que, nas pequenas empresas, a formação de reserva é complicada porque normalmente o foco é nas vendas e não se leva em conta imprevistos”, analisa. Com isso, impossibilitados de vender, os empreendimentos ficam sem receitas para conseguir se manter.

Apesar disso, o economista observa que o brasileiro é criativo. “Vemos que os empresários estão se reinventando, oferecendo novos serviços para adquirir uma nova receita”, pondera. Segundo Lopes, essas novas oportunidades são essenciais para manter o negócio e superar esse momento de crise que, inevitavelmente, deve levar muitas empresas à falência.

Ele sugere que os empreendimentos criem novidades, utilizem pacotes de produtos e serviços e facilitem a venda. “O importante é viabilizar a venda para o consumidor e a entrega dos produtos”, sugere.

Lopes destaca que os empresários não devem aumentar o valor praticado nos produtos de forma exagerada, pois isso pode prejudicar muito os negócios. “Grandes empresas conseguem praticar um preço menor por conta da compra em grande quantidade. Se o pequeno empresário aumentar o preço de forma exagerada, o cliente vai perceber e não vai comprar e é isso que não queremos”, reforça.

“O momento é de facilitar a venda, propor pacotes e viabilizar a entrega dos produtos. É importante atrair os clientes para fomentar o mercado dos pequenos negócios.”

EVERTON LOPES
Economista



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido