Empresa venâncio-airense cria software que monitora a temperatura corporal e o uso de máscaras

-

Ações preventivas no combate a pandemia provocada pelo coronavírus são tidas como de suma importância nesse período. Novas tecnologias auxiliam de forma efetiva para consolidar essas práticas. A partir disso, empresa do grupo Automate Engenharia, com sede em Venâncio Aires, desenvolveu software que colabora no monitoramento do uso de máscaras faciais em espaços de grande circulação de pessoas, realiza o controle no acesso a locais públicos e privados com verificação da temperatura corporal.

Dois dos desenvolvedores do software da empresa Autosoft, Marco Pacheco e Cristian Lacerda, participaram na sexta-feira, 29, do programa Terra em Meia Hora, da Terra FM, e detalharam o assunto. Eles destacaram que o produto vem sendo adaptado para esse novo momento de crise sanitária desde março.

O software que usa a inteligência artificial foi intitulado de Cognita. Os dois engenheiros explicaram que ao identificar a imagem de uma pessoa, o sistema então verifica se as recomendações preventivas do uso de máscaras estão sendo cumpridas. O Cognita, ao verificar também a temperatura corporal, pode permitir ou não a entrada de pessoas em determinando ambiente e mesmo ainda informar o histórico de acessos. A medição da temperatura ocorre por meio de câmeras infravermelhas, que garantem grande precisão de detecção mesmo à distância.

Pacheco explica que ainda que agora iniciarão os testes do projeto. A intenção é lançar o projeto-piloto junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Cruzeiro, a partir de convênio já encaminhado com a Prefeitura de Venâncio Aires. É citado ainda que essas medidas poderiam ser adotadas, de forma especifica, em ambientes escolares e mesmo por bairros.

Produto único

  • “A partir dessas câmeras é possível, por exemplo, ter vários indicativos de como a sociedade está se comportando frente as mais diversas situações”, destacou Lacerda. Eles informaram ainda que, a partir de pesquisa de mercado, foi constatado que o produto é único. “Um produto tão robusto quanto esse ainda não encontramos”, acrescentou Lacerda.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido