Com o passar dos dias, semanas e meses, aperta cada vez mais o calendário esportivo de 2020. A Liga Nacional de Futsal, temporada em que completa seu jubileu de prata, convive com essa pandemia e por isso a bola não rola. E quando vai rolar? ‘Bola de cristal’ da entidade indica que poderá ser a partir de agosto. Fim de semana teve uma videoconferência entre os representantes das equipes e organização da competição.
A Liga 2020 segue com 21 equipes confirmadas mas diante dessa ‘redução’ do calendário, fica inviável cada equipe realizar dez jogos em casa e outros dez fora, ao menos em uma fase inicial. Entidade propõe a composição de três grupos de forma regionalizada. Com sete equipes em cada grupo, os jogos seriam em turno e returno. Passariam os cinco primeiros de cada, mais o sexto melhor colocado nos três grupos. Assim ficariam 16 equipes para o começo dos playoffs. Os dois finalistas, ao término da temporada, teriam o montante de 20 jogos. Com jogos somente aos fins de semana – que na prática se sabe que não será – se a competição começar dia 1º de agosto, o término fica para 12/13 de dezembro.
Sem clubismo
O zagueiro Eduardo Ludwig, com passagem no Guarani em 2016, vive um momento de saúde bastante delicado. Sem ter acompanhado mais de perto o Guarani ao menos naquela ocasião, as referências que me repassam do defensor são as mais positivas.
Momento é de todos, quem sabe, abraçarem a causa. É o instante em que se deve deixar de lado o clubismo, rivalidade ou qualquer outra coisa e, sim, apoiar. Para o atleta, nesta hora, a conquista dos três pontos vale pouco considerando que uma vida está em jogo.
O Guarani elaborou uma rifa de R$ 10 o número com o sorteio de alguns brindes será dia 1º de julho.
Toda a ajuda neste momento pode fazer a diferença.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Se for aprovada a composição de regionalização na Liga Futsal, um dos grupos teria Brasília, Minas, Corinthians, Magnus, Intelli, São José e Uberlândia.
# Outro grupo teria ACBF, Cascavel, Joinville, Atlântico, Foz do Iguaçu, Marreco e Umuarama.
# Um terceiro grupo da LNF sinaliza com Tubarão, Campo Mourão, Pato, Assoeva, Jaraguá, Joaçaba e Blumenau.
# Medida da CBF propõe que os clubes fiquem ‘liberados’ para atuar de 48h em 48h. Jogos três vezes por semana, convenhamos, que já tínhamos, até mesmo em reta final de Brasileirão, ou seja, um mês e pouco antes do término da temporada. Mas fica meio desumano!