Nesta quinta-feira, 11, a Igreja Católica celebra uma das datas mais emblemáticas: Corpus Christi ou Festa do Corpo de Deus. Trata-se do sacramento da Eucaristia, que remete à ultima Santa Ceia, na qual o pão e o vinho são consumidos. A comemoração se dá exatamente 60 dias depois da Páscoa.
Agora vive-se o desafio de comemorar a data, com seus rituais durante a pandemia de Covid-19. Não haverá procissão sobre os tradicionais tapetes de flores e serragens, pois é preciso cumprir o distanciamento social. Na Igreja Matriz Santa Inês, em Mato Leitão, a celebração da Santa Missa inicia às 8h30min e será transmitida pela torre.
Ao final da missa, em torno das 9h (se o tempo for favorável) o pároco padre Carlos Mueller percorrerá de carro aberto as principais ruas da cidade com a Hóstia Sagrada, dando uma bênção especial para as casas situadas no itinerário. A equipe de liturgia solicita que os moradores organizem um pequeno altar na frente da sua casa, colocando uma toalha branca, flores, crucifixo e outras imagens sugestivas.
Roteiro
O roteiro vai da Matriz segue pela rua Cônego Pedro Henrique Vier em direção à rua João Aurélio Wildner, seguindo até a Rua Arnaldo Bourscheid e retornando para a Leopoldo Hinterholz; direção à Unidade Básica de Saúde (UBS Central) e retorna pela rua Ervino Kuhn até a rua Cônego Pedro Henrique Vier seguindo para a Igreja Matriz onde ocorre a bênção final.
LEIA MAIS:
Dia de Corpus Christi terá missa e procissão motorizada em Venâncio
Veja o que funciona no feriado de Corpus Christi