Poder Judiciário volta a funcionar gradativamente, em Venâncio Aires

-

Depois de quase três meses funcionando exclusivamente no Sistema Diferenciado de Atendimento de Urgência, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Poder Judiciário voltará a funcionar gradativamente. Esta semana, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Voltaire de Lima Moraes, assinou resolução estabelecendo as condições para a retomada planejada e gradual das atividades presenciais no Judiciário do Rio Grande do Sul. As atividades serão retomadas a partir da segunda-feira, 15, das 13h às 19h.

O retorno gradativo das atividades terá começo, exclusivamente, através de expediente interno, entre 15 e 28 de junho, com rodízio de equipes. Nesse período, será mantida a suspensão dos prazos relativos aos processos físicos. Lima de Moraes avisa que o atendimento presencial aos operadores do Direito terá seu recomeço dia 29 de junho.

Contudo, explica o desembargador, será mantido o atendimento virtual como regra, inclusive para a realização de audiências e sessões de julgamento, adotando-se o procedimento físico apenas quando estritamente necessário. Segundo ele, o maior número possível de servidores e estagiários será mantido em trabalho remoto.

“Após este período de regime especial de trabalho, aos poucos retomaremos as atividades presenciais no Foro de Venâncio, esperando a compreensão de todos com a observância das regras sanitárias. O momento requer união e disposição para a conciliação. Com o apoio de todos, venceremos esta pandemia e voltaremos a ter uma vida normal.”

JOÃO FRANCISCO GOULART BORGES – Juiz de Direito

Nestas circunstâncias, o acesso às unidades jurisdicionais e administrativas ficará restrito aos integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, peritos e auxiliares da Justiça, no horário das 14h às 18h. A resolução enfatiza a permanência da limitação do acesso do público em geral às dependências das unidades judiciais e administrativas, com exceção das partes e interessados que demonstrarem a necessidade de atendimento presencial.

Com o objetivo de garantir a máxima segurança possível neste retorno gradativo, o uso de máscaras será obrigatório para o acesso às unidades jurisdicionais e administrativas do Poder Judiciário, além da medição de temperatura dos ingressantes e a descontaminação das mãos com o uso de álcool 70º.

O documento assinado pelo presidente do TJ determina que, caso seja verificado o agravamento da situação envolvendo o novo coronavírus, o juiz diretor do Foro da Comarca atingida poderá manter em vigor o Sistema Diferenciado de Atendimento de Urgência. A Comarca de Venâncio Aires é dirigida pelo juiz João Francisco Goulart Borges.

Fique atento

Para garantir a máxima segurança, as pessoas que acessarem a área física do Fórum deverão usar máscaras, medir a temperatura corporal e higienizar as mãos com álcool em gel 70º.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido