O crescimento da área urbana de Venâncio Aires e consequente aumento do consumo de água, além dos possíveis períodos de estiagem, como o recente pelo qual passamos neste ano, são alguns dos fatores que mostram ser de extrema necessidade a implantação de novos reservatórios de água no município.
Foi votada na sessão de segunda-feira, 15, uma moção de apelo de autoria do vereador Nelsoir Battisti (PSD), na qual solicita a construção dos reservatórios de água, tendo em vista que o Poder Público cedeu dois terrenos para a Corsan, através das leis municipais n° 6.104 de 26/04/2018 e n° 6.073 de 14/03/2018, um deles localizado no bairro Bela Vista, ao lado da Escola de Educação Infantil (Emei) Bela Vista, medindo 1000m², e outro na rua Carlos Wagner, quase esquina com General Osório, medindo em torno de 650m². “A prefeitura deu estes lotes e em contrapartida a Corsan deveria construir dois reservatórios de água: um de 500 m³ na Bela Vista, e outro, de 60m³ na Carlos Wagner”, afirmou o vereador.
Battisti ainda lembrou que, durante uso da tribuna livre na reunião ordinária da Casa no dia 3 de setembro de 2018, o Superintendente da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, já destacava estes investimentos: “Ele falou que em 2019 a construção destes reservatórios estaria efetivada, mas já estamos na metade de 2020 e não se tem notícia sequer do início das obras”.
A moção foi aprovada por todos os vereadores. Agora, o documento será encaminhado ao Diretor – Presidente da Corsan, Roberto Correa Barbuti; ao Superintendente Regional, José Roberto Ceolin Epstein e ao Gerente Local, Ilmor Conceição Dörr. Após a sessão o gerente local da Corsan entrou em contato com Battisti e agendou a visita do Superintendente para o dia 29 de junho. Ele irá esclarecer as dúvidas dos vereadores durante a reunião das 18h, que antecede a sessão ordinária.