De tudo o que aconteceu na sessão da Câmara de segunda-feira, 13, o que mais chamou a atenção foi o pronunciamento do vereador Gilberto dos Santos (MDB) na tribuna. Depois de três anos e meio preferindo discursos comedidos e se mantendo longe de confusões, ele resolveu contra-atacar e responder o colega Ezequiel Stahl (PTB), que na sessão anterior o tinha cutucado, apostando que o MDB preferia Izaura Landim (MDB) como vice de Jarbas da Rosa (PDT) para a eleição majoritária. Além de rebater Stahl, Santos disparou também contra o vice-prefeito Celso Krämer (PTB), dizendo que ele usa veículo oficial para ficar “dando nojo e fazendo campanha nas canchas de bocha, no fim de semana”. Krämer disse que alguém escreveu o discurso para o emedebista – sugerindo que ele não teria condições de elaborar o seu próprio texto sozinho – e que não vai se envolver em “fofoca miúda da Câmara. Stahl afirmou que não se importa em ser rebatido em relação à sua carreira política ou trabalho na Câmara, mas admitiu que ficou enfurecido “porque ele (Santos) mexeu com a minha família”. O petebista se refere a um outro trecho do pronunciamento, quando Santos afirmou que “se não tivesse vendido as vaquinhas que tinha na propriedade, o Ezequiel, além de vereador, advogado e médico, poderia ser agricultor também”. As vaquinhas citadas por Santos são cabeças de gado que a família de Stahl vendeu após a morte do pai. Tem tudo para esta história ganhar novos capítulos nas próximas sessões.
DEPÓSITOS DO FAP
O vereador Tiago Quintana (PDT) afirmou na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 12, que o prefeito Giovane Wickert (PSB) não teria feito os repasses referentes a maio e junho ao Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais, o FAP. De acordo com Quintana, Wickert estaria adotando a medida antes mesmo de saber as regulamentações para utilização do mecanismo, que deve ser autorizado pelo Governo Federal em razão da pandemia de coronavírus. O parlamentar afirmou ainda que está na Casa o projeto que prevê alteração na alíquota dos servidores. “Vamos precisar de muita dedicação e cautela para definir esta alíquota”, argumentou.
GALO NA ENCHENTE
Embarcação que era tripulada por Clécio Espíndola, o Galo (PTB), e por uma família, virou durante transporte em Vila Mariante. Uma criança estava entre os passageiros. Segundo relatos, Galo foi responsável direto para evitar o pior. Ninguém se feriu, apesar do susto.