Retire o caroço das ameixas, escorra e reserve a calda. Cubra os caroços com água, leve ao fogo médio até ferver e passe por uma peneira. Junte com a calda reservada, misture e reserve. Coloque as ameixas no liquidificador com o leite, o chocolate em pó e 1/2 xícara (chá) da calda. Bata até obter um creme mole. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até esbranquiçar. Acrescente os ovos, um a um, alternando com o creme de ameixa reservado. Adicione a farinha de trigo, a araruta, o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de fundo removível, de 30cm de diâmetro, untada e forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e umedeça com a calda de ameixas restante (reserve 4 colheres (sopa) da calda para o glacê).
Para o glacê, bata na batedeira o açúcar de confeiteiro com a calda de ameixas até obter uma pasta homogênea. Acrescente o chocolate, bata e espalhe sobre o bolo umedecido. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir. Sirva acompanhado chantilly pronto.