Integrante do Sindicato Rural desde o início das atividades, Ornélio Sausen assumiu o cargo de presidente em 2005, depois de passar por alguns mandatos como vice-presidente. Há 15 anos, está à frente da entidade.
Ele lembra que uma das primeiras ações na presidência foi a mudança da endereço da entidade, que ficava no prédio Gold Center. “Eu queria que fosse em um espaço sem escadas e elevador, uma casa acessível, que fosse fácil de achar”, explica.
Três semanas depois de se tornar presidente, o sindicato mudou para uma casa na rua Visconde do Rio Branco. “Nesse momento, começamos a ‘adubação’ dos associados, pois o número começou a crescer”, conta. Mas Sausen queria mais, sonhava com uma casa própria para a instituição.
Posteriormente, foi comprado um terreno, no endereço atual, na rua 1º de Março, 1208, no Centro de Venâncio Aires. Em 2008, foi iniciada a construção da casa e, dois anos depois, o sonho do presidente se concretizou. “O pessoal adorou, foi um momento de muito trabalho, mas de satisfação ao ver tudo pronto”, conta o presidente, ao lembrar que as reformas continuaram, com nova sala e espaço coberto para as feiras.
Nesses 15 anos de presidência, Sausen lembra com carinho de cada momento, mas ressalta que os anos passaram rápido. “Parece que foi ontem que assumi, mas, se parar para calcular, de 1.064 associados, quando eu assumi, agora fomos para mais de 3 mil, contando apenas os titulares. Isso me orgulha, pois cada vez estamos ajudando mais famílias.”
Diretoria
- Presidente: Ornélio Sausen
- Vice-presidente: Aurio Setembrino Kaufmann
- Diretor 1: Odécio Kist
- Secretário geral: Celso Luiz Jantsch
- Diretor 2: Rogério Luis Kist
- Tesoureiro: Luciano Moacir Seibt
- Diretor 3: Mario Henrique Christmann
- Suplentes: Lauri José Schwendler, Armin Schuster, Inácio Roberto Guterres, Luiz Inácio Siebeneichler, Jarri Wacklawovsky, Mônica Cristina Fernandes de Moraes e Celso Krämer.
- Conselho fiscal: Marcos José Graef, José Romildo Rosa, Gerson Luis Winckelmann, José Alfonso Rippel, Walter José Andreoli, José Wingelmann
LEIA MAIS: Sindicato Rural de Venâncio Aires completa 50 anos