Na sexta-feira o governo do Estado anunciou as novas bandeiras preliminares de distanciamento controlado para esta semana em todas as regiões, e novamente a região de Santa Cruz passou para bandeira vermelha, por mínima coisa acima dos indicadores. Os prefeitos novamente recorreram da decisão. Ontem a tarde foram anunciadas as bandeiras definitivas da semana e a região novamente conseguiu se manter na bandeira laranja, como na semana anterior.
Mas antes do governo anunciar a bandeira definitiva da semana, o prefeito Giovane Wickert (PSB) já tinha anunciado no final de semana que não iria fechar o comércio, mesmo se fosse confirmada a bandeira vermelha. A atitude do prefeito se baseou nas ações e resultados do protocolo do Município no combate ao coronavírus; tivemos pico de casos em maio e desde então temos a média de um na UTI, um ou dois no setor Covid do hospital e um ou dois se curando em casa. Situação que também entendo, e sei que todos os venâncio-airenses também entendem, permite a continuidade da vida na cidade, claro, com os cuidados necessários do distanciamento entre as pessoas, o uso de máscara e álcool gel.
Como digo desde o início, se proteger sim, se esconder não.
Notinhas
* Sol e calor do final de semana fez muita gente ‘furar’ a quarentena e fazer aglomeração. Era convidativo, mas o distanciamento de 1,5 metro, uso de máscara e de álcool gel, não podem ser dispensados.
* Sobre máscaras, não é preciso usar dentro do carro, quando se está sozinho. Uso só quando tem mais gente no carro e ao sair dele. E vou seguir assim até termos uma vacina que imunize contra o corona.
* Por falar em vacina, China e Inglaterra ‘correm’ para ter a vacina contra o coronavírus e vender ao mundo. No final de semana questionei pessoas; todos querem receber a vacina de Oxford.
* Analogia que recebi: a esquerda é a favor da liberação das drogas e do aborto, mas é contra a cloroquina porque tem efeitos colaterais…
* Nesta quarta o RS retoma o futebol com jogos do Gauchão. E tem Gre-Nal. Como o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), não deixou jogar no Beira Rio, o clássico foi marcado para o Centenário, em Caxias, às 21h30min.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: ‘Bolsonaro diz que está tomando vermífugo. Isso pode matá-lo’, diz Haddad
* UOL: Ministro Onyx é diagnosticado com covid-19 e diz que faz tratamento com cloroquina
* GauchaZH: Onyx diz que está bem e elogia cloroquina: “Sinto pelas pessoas que têm essa possibilidade negada”
* Estadão: Vacina chinesa contra coronavírus chega a São Paulo para testes com brasileiros
* Veja: Vacina de Oxford contra a Covid-19 pode ficar pronta em setembro
* IstoÉ: Alexandre Garcia e Sidney Rezende são contratados pela CNN Brasil
* Fabrício Haas: Quando é que o Brasil vai deixar de ser o país do “sabe com quem você está falando?
* Cristian Deves: Assista aos episódios da @brasil_paralelo sobre Pátria Educadora e entenda porque a nossa Educação está no fundo do poço.
* Ciro Gomes: A minha aposta é na inteligência das pessoas. Temos que trocar paixões, ódios, culto à personalidade e moralismo de goela por ideia e pensamento crítico