Liga Futsal teve reunião com os dirigentes das equipes na manhã de sábado, 18, para definir a competição de 2020. E o que ficou definido? Vai ter a competição? Essa foi a pergunta que ‘rodou’ no fim de semana e ainda em boa parte da segunda-feira. Foram mais de 50 horas para conseguir uma informação mais concreta do que foi discutido, o que ficou acertado e o que ainda deve ser definido. Ao contrário de outras modalidades, entidades prontamente divulgam questões pontuais, independente se são favoráveis ou não. Mesmo que a incerteza cerca a todos, a entidade comete uma enorme falha pela falta de transparência de uma divulgação pois além dos clubes, tem o público em geral, apoiadores e patrocinadores também interessados pelo bem da modalidade, sem contar que a LNF trabalha e muito na divulgação dos seus 25 anos.
Na Liga Futsal, e não é de hoje, principalmente quando se trata de organização, muita coisa fica no anonimato para alguns enquanto que em outras pontas, muitas das vezes, tabela de jogos, por exemplo, vazam. Se tem mais falta de informação que algo de concreto até pelo fato que a competição tem possibilidade de início dentro de um mês. A LNF trabalha e muito na divulgação dos 25 anos mas ‘esquece’ de pontos comuns por uma maior transparência.
E o Gauchão?
Pois é. Retomada do Estadual está marcada para quarta-feira, 22. No começo da noite de sexta-feira, 17, foram confirmados os seis jogos da quarta rodada. Fim de semana saiu a informação que o Bra-Pel estava cancelado para a cidade de Pelotas. No domingo à noite foi anunciado que o clássico NH x Aimoré não seria mais em São Leopoldo. Conforme decreto do prefeito de São Leopoldo, jogos no Cristo Rei, somente quando o Aimoré for mandante. Política diretamente envolvida. Quer dizer que se colocarem na súmula Aimoré x NH, neste caso tem jogo? Por favor…
Hoje é terça-feira e até amanhã muita coisa pode mudar. Gre-Nal é tido como certo até porque tem tv aberta. Neste caso não irão ‘mexer’.
Sem Alaf em 2020
Em nota oficial divulgada no fim de semana, a Associação Lajeado e Futsal (Alaf), confirma a desistência de disputar a Liga Gaúcha de Futsal. Trechos da nota:
“Trabalhamos muito para viabilizar a participação da Alaf na Liga Gaúcha de Futsal 2020, porém, a situação sanitária com o COVID-19 e, agora, com a emergência social provocada por duas inundações, uma delas, histórica, comprometeu estrutural e financeiramente a sequência do ano da Alaf.
Infelizmente, a falta de estrutura disponível, o escasso aporte financeiro e um oneroso – e necessário – protocolo de controle sanitário para a retomada dos jogos, não deixa outra alternativa que não, solicitar a liberação da Alaf da Liga Gaúcha de Futsal 2020, na categoria adulta masculina.
É uma decisão muito difícil de ser tomada, mas necessária e coerente com a postura da atual diretoria. Ao definir que, em um momento de exceção como este, não haveria descenso ou sansão aos clubes que não pudessem participar da competição em 2020, mostraram o quão acertada foi a decisão pela formação de uma liga de clubes”.
Toma lá, dá cá
# Vale do Taquari não terá representação nas competições em 2020 organizadas pela Liga Gaúcha de Futsal. Depois que Teutônia anunciou que não disputaria a Liga Gaúcha 3 (Terceira Divisão), no fim de semana foi a vez da Alaf, de Lajeado, confirmar a desistência na Liga Gaúcha 1.
# Vale do Rio Pardo ainda irá contar com duas equipes na Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal (Assoeva e Santa Cruz).
# Tem quem aposte que não haverá mais Série Ouro de Futsal e sim apenas o torneio da Copa RS e isso lá no mês de novembro.
O nadas branco de Rio Pardo não existe mais, não vai participar, ou não é da Vale do rio pardo?